O Politécnico de Coimbra (IPC) está a desenvolver, a partir de hoje, uma iniciativa de solidariedade com a população ucraniana com vista a recolher bens essenciais para enviar ao país. O IPC associa-se assim à iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, que pretende fazer chegar ajuda à população que se vê confrontada com uma situação de guerra.
As seis escolas do Politécnico de Coimbra disponibilizam pontos de recolha em cada uma delas, bem como os Serviços Centrais, de forma a que a comunidade escolar possa fazer as suas doações. É recomendada a entrega de alimentos não perecíveis, roupas quentes, produtos de higiene, medicamentos, material de primeiros socorros e sacos-cama. A recolha decorre até dia 7 de março e, posteriormente, estes bens serão encaminhados para o seu destino, a Ucrânia e outros países vizinhos que estão a acolher refugiados do cenário de guerra.
Para o presidente do IPC, Jorge Conde, “numa altura de enorme consternação para o mundo e com uma crise humanitária cuja proporção ainda não se consegue prever, o Politécnico de Coimbra não podia ficar indiferente”. Segundo o responsável, “enquanto instituição do sistema educativo, cabe-nos, como a todas as instituições nossas congéneres, educar pelo exemplo, formar pessoas de sentido ético e solidário e, por isso, sentimos obrigação de estar na linha da frente deste movimento”.
O Politécnico de Coimbra informou ainda o Governo português que “está disponível para receber estudantes ucranianos que pretendam prosseguir os seus estudos no IPC”, à semelhança do que já aconteceu em relação a estudantes provenientes da Síria e do Afeganistão, no âmbito da Plataforma Global para os Estudantes Sírios.
Para saberes mais clica aqui.