#1 Poliempreende: desenvolver ideias e competências

poliempreende 15 edicao 0

O Poliempreende é uma atividade da rede de instituições de ensino superior. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento de competências por parte dos estudantes, estimulando o empreendedorismo e proporcionando saídas profissionais através da criação do próprio emprego. O projeto vai já na sua 17.ª edição, sendo que o IPCA tem marcado presença e conquistado distinções, ao longo dos anos.

 

#2 EIA: programa internacional de verão

ipca

Em 2018 e 2019, 16 alunos do IPCA participaram na EIA - European Innovation Academy. O EIA é um programa internacional de verão de imersão em empreendedorismo para estudantes, envolvendo investidores das Universidades de Stanford e UC Berkeley, bem como da Google e de empresas da Silicon Valley.

 

#3 Estudante do IPCA ganha bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian

Beatriz

A aluna do 3.º ano da Licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCA é a única estudante do Ensino Superior Politécnico selecionada para bolseira do programa Novos Talentos em Inteligência Artificial. Beatriz Ferreira de Abreu tem agora 10 meses para desenvolver um trabalho na área da inteligência artificial aplicada aos jogos digitais. O trabalho envolverá a criação processual de níveis para um puzzle do género sokoban.

 

#4 InIPCA: Mentoria  de estudantes para estudantes

mentoria

O IPCA criou o InIPCA, um Programa de Mentoria de estudantes para estudantes, em que os estudantes atuais assumem um papel fundamental no desenvolvimento interpessoal dos novos estudantes. Através desta mentoria, procura-se a promoção do bem-estar dos novos estudantes. Os mentorandos poderão ter uma integração saudável e pró-ativa no IPCA, facilitando desenvolvimento de relações interpessoais e transversais, o conhecimento sobre a estrutura e funcionamento do IPCA e da cidade de Barcelos. Outro dos objetivos é a sinalização de situações que poderão ser consideradas problemáticas e, desta forma, combater o abandono escolar.

 

#5 Voluntariado & Solidariedade

Em 2019, o IPCA realizou a primeira edição da “Semana do Voluntariado”. Esta semana incluiu várias iniciativas que procuram fomentar a consciência social e a sensibilização para práticas de cidadania ativa e voluntariado nos estudantes. No mesmo projeto, ao longo do ano, os estudantes da Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas organizam vários eventos de cariz social. Em dezembro, é a vez de todos os estudantes do organizarem a Légua Solidária, uma corrida em Barcelos cujas receitas revertem a favor do Fundo de Emergência Social do IPCA. Uma vez por ano, realiza-se ainda o evento "IPCA Solidário", organizado pela Tuna Feminina do IPCA. Este festival de tunas tem como objetivo a angariação de fundos para fins sociais.