A estrutura do Politécnico de Portalegre inclui o Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos - VALORIZA. Acreditado e financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, esta estrutura integra vários investigadores, beneficiando de, destaca o Politécnico de Portalegre, "uma forte ligação com o tecido empresarial e com diversas instituições regionais, nacionais e internacionais".
Os investigadores do VALORIZA desenvolvem projetos de investigação aplicada que visam dar resposta a problemas reais. Muitos destes projetos são centrados nas áreas do ambiente, das energias renováveis, da produção de hidrogénio ou da poupança de água. Conhece 3 dos mais de 30 projetos desta estrutura.
#1 AgroWaterSaving
Tecnologia Integrada de Poupança de Água e Sensibilização Ambiental
Financiado a 75% pela Fundação “la Caixa”, este projeto vai desenvolver uma aplicação móvel capaz de determinar em tempo real as dotações máximas de rega para diferentes culturas. Desta forma, será possível contribuir de forma efetiva não só para uma redução no consumo de água na agricultura/regadio na ordem dos 20 a 30%, mas também construir uma ferramenta de apoio à decisão ao nível da seleção das melhores culturas para cada local. O objetivo último é sempre um: a poupança de água.
Sabe mais aqui.
#2 DMAIC-AGROGAS
Implementação de metodologia para potenciar a valorização de resíduos agroindustriais, através de soluções de gaseificação em pequena escala.
Este projeto permitirá o desenvolvimento de soluções padronizadas para gaseificadores em pequena escala. Os processos de gaseificação permitem a reutilização de resíduos de biomassa resultantes de atividade agrícola em fontes de energia sustentáveis. O objetivo será servir o sector agroindustrial no Alentejo, onde existem recursos de biomassa disponíveis. Este projeto de investigação é financiado a 85% pelo FEDER.
#3 SynDiesel
Combustíveis para motores diesel a partir de gaseificação térmica de resíduos e culturas dedicadas
O SynDiesel procura combinar estratégias numéricas e experimentais avançadas para identificar resíduos agrícolas e culturas que poderão ser utilizados como matéria-prima de combustíveis gasosos. Por outro lado, este projeto pcorura a otimização das condições de produção de um gás capaz de funcionar em motores diesel CI, bem como a análise económica do processo global de produção de combustíveis. O projeto é financiado a 85% pelo FEDER.
Para saber mais sobre o Politécnico de Portalegre, lê o artigo em que estudantes partilham a sua experiência aqui.
O que dizem os estudantes do Politécnico de Portalegre?
"Uma experiência para a vida" é a promessa do Politécnico de Portalegre. Em cada uma das suas escolas, esta instituição é construída pelas histórias dos cerca de 2500 estudantes que a compõem. Conhece três delas. Índice do artigo Estudante da Licenciatura em Turismo, Es-cola Superior de Educação e Ciências Sociais Escolhi o Politécnico de Portalegre porque tem um curso de Turismo que sempre me interessou.