Os vídeos desenvolvidos pela ESEnfc destinam-se a quem lida diretamente com a população que corre mais riscos, de acordo com as autoridades de saúde, face a uma possível exposição ao novo coronavírus responsável pela Covid-19, como idosos ou doentes crónicos.

Estes tutoriais foram criados no âmbito de uma colaboração da ESEnfC com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) e pretendem, informa a escola, em comunicado "auxiliar os cidadãos voluntários a protegerem-se aquando da ajuda a pessoas que não podem sair de casa" (em tarefas como a realização de compras, entrega de bens de primeira necessidade, idas à farmácia, ou pagamento de contas de eletricidade, água e telefone). Por isso, esta é uma forma de resguardarem também as pessoas de maior risco que ajudam.

 

 

Os vídeos apresentam instruções e explicações sobre lavagem e desinfeção das mãos (como e em que situações obrigatoriamente), sobre etiqueta respiratória e sobre colocação e remoção segura de equipamentos de proteção individual para o cuidador informal. E, sempre, com a mensagem final: “Ao proteger-se, está a proteger quem ajuda!”

Os primeiros vídeos estão já disponíveis online, na página web da CASES, nas redes sociais e no canal YouTube da ESEnfC.