O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) está a percorrer vários agrupamentos de escolas da Área Metropolitana de Lisboa e região Centro com um conjunto de atividades que visam estimular o interesse das jovens alunas pelas áreas das engenharias e tecnologias, no âmbito do programa governamental “Engenheiras por um dia”, do qual é parceiro.

Dinamizadas por uma equipa de docentes e estudantes da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, estas experiências, em que estiveram envolvidos até ao momento cerca de 200 alunos, “visam combater estereótipos de género no que toca às opções escolares e de carreira, ajudando a desconstruir a ideia enraizada de que as engenharias e as tecnologias são domínios exclusivamente masculinos”, revela o IPS.

O programa “Engenheiras por um dia” já chegou a mais de 10 mil estudantes dos ensinos básico e secundário. Integra igualmente, desde dezembro, a Aliança para a Igualdade nas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), que pretende ser um instrumento de reforço da participação feminina no processo de transição digital.


Também através do projeto SONDA2026, aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a instituição prevê criar duas bolsas de estudo para mulheres, no valor das propinas do curso, para cada curso de curta duração (CTeSP), e  10 bolsas anuais, no valor de 1 500 euros, de que beneficiarão as estudantes que frequentem com sucesso cursos de pós-graduação e mestrado nas áreas de competências digitais.

Adicionalmente o IPS vai também premiar com regularidade anual, no montante de 5 000 euros, as escolas do ensino básico e secundário que melhor promovam a igualdade de género e a adesão das raparigas às áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathmetics), e apostar na organização de três Escolas de Verão, centradas nas competências digitais, destinadas a raparigas e a jovens desfavorecidos a frequentar o ensino básico.

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