A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) anunciou a sua participação como parceira no projeto europeu "Universal Sports for Social Impact (USSI)", iniciativa através da qual "os princípios das artes marciais" são utilizados para "promover valores positivos, inclusão social e desenvolvimento pessoal através do desporto".
O projeto USSI é implementado por um consórcio internacional que agrega instituições de ensino superior (IES) e organizações desportivas de vários países europeus. Com a prática e a filosofia das artes marciais, o USSI quer incentivar valores como "a integração social, o respeito, a disciplina e a valorização das diferenças" aplicando "esses princípios a diferentes modalidades desportivas".
Além de se centrar "no empoderamento das comunidades", o projeto também pretende empoderar todos os envolvidos, desde jovens até aos treinadores, capacitando estes últimos "para se tornarem líderes comunitários e modelos a seguir".
Financiado pela Comissão Europeia através do Programa Erasmus+, o projeto USSI junta no consórcio com a ESDRM parceiros como a Universidade do Montenegro, a Universidade de Palermo e o Centro de Pesquisa e Estudos em Educação Física, Desporto e Saúde (CRSPES) do Kosovo.
Podes ficar a saber mais sobre o USSI aqui.