A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria tem uma nova oferta formativa para o ano letivo 2022/2023, nomeadamente uma pós-graduação em Educação de Crianças em Idade de Creche (0/3 anos), uma pós-graduação em Direção de Bandas e Ensembles de Sopros e um curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Música Digital. A 1.ª fase de candidaturas à pós-graduação em Direção de Bandas e Ensembles de Sopro está a decorrer até dia 5 de setembro.

A pós-graduação visa aprofundar e desenvolver competências no âmbito da direção musical, numa perspetiva de inovação do setor musical e educativo. O curso dirige-se a profissionais que pretendam adquirir uma formação específica na direção de grupos instrumentais, bandas, ensembles. Permite o aprofundamento de conhecimento no âmbito de repertório musical, de técnicas de ensaio e de uma educação auditiva com níveis de excelência. A par disso, pretende-se ainda dotar estes profissionais de competências técnicas e sociais inerentes à função de maestro/professor de música através do contacto prático com músicos, bandas filarmónicas e maestros nacionais e internacionais.

Por seu turno, a pós-graduação em Educação de Crianças em Idade de Creche (0/3 anos) destina-se a educadores de infância profissionalizados, técnicos de trabalho social, técnicos superiores com trabalho efetivo em contexto de creche e/ou amas com grau de licenciatura e oficializadas pelos Centros Regionais de Segurança Social. O curso decorrerá em regime pós-laboral, durante dois semestres. A segunda fase candidaturas decorre de 16 agosto a 9 de setembro. 


O Curso Técnico Superior Profissional em Música Digital visa formar profissionais com competências transversais nas áreas das artes do espetáculo e dos audiovisuais e produção dos media, orientados para o trabalho imediato após a conclusão do curso. A sua proposta de criação na cidade de Leiria surge no seguimento de designação de Leiria como Cidade Criativa na área da Música, pela UNESCO em 2019.

As mudanças tecnológicas, industriais, culturais, económicas e sociais registadas nos últimos anos têm influenciado os hábitos de receção, produção e criação musicais, pretendendo o TeSP dar resposta à necessidade crescente de qualificação dos profissionais no mercado de trabalho, tendo em vista a competência, as dinâmicas e tendências do mercado da música, numa visão integrada da gestão de projetos. 

O domínio do TeSP deverá proporcionar aos estudantes aprendizagens que lhes permitam planear, gerir, executar e avaliar estratégias e práticas musicais, num posicionamento atento às dinâmicas do mercado musical, identificando oportunidades de criação, de interpretação e de produção musicais. As candidaturas ao curso, com uma duração de dois anos, não se encontram ainda a decorrer.

Para saberes mais informações clica aqui.