O Movimento Transforma Portugal, criado no âmbito de uma parceria entre o Movimento Transforma Brasil, a Forum Estudante e a Universidade de Coimbra, constituirá uma plataforma nacional inédita de estímulo ao voluntariado e ao envolvimento cívico. Este envolvimento será efetuado por via de iniciativas de disrupção social, com o objetivo de transformar vidas em Portugal numa interface Academia-Sociedade.

Enquanto precursor do Movimento Transforma Portugal, é lançado no contexto das instituições de ensino superior o projeto-piloto UC Transforma (transforma.uc.pt) que centralizará as ofertas de voluntariado e iniciativas de disrupção social, procurando fomentar a participação cívica da comunidade académica para complementar o currículo académico com soft skills.

 

 

Desta forma, será possível diversificar e enriquecer os percursos que irão constar de um sistema de certificação social implementado para o efeito, contribuindo ao mesmo tempo para o desenvolvimento societal.

Este projeto que juntará numa só plataforma pessoas e iniciativas sociais que necessitam de apoio e membros da Academia disponíveis a ajudar, contabilizando publicamente o número de horas de trabalho voluntário, constituindo desta forma o primeiro barómetro de trabalho voluntário universitário na Europa.

 

 

A cerimónia de lançamento teve lugar na Sala do Senado da Universidade de Coimbra e contou com a presença do Reitor da UC, Amílcar Falcão, bem como do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Nas suas intervenções, ambos referiram a importância deste projeto piloto, quer para o ensino superior, quer para o ambiente de voluntariado em Portugal, que tem das mais baixas taxas de voluntários da Europa.