A fachada da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPL) está virada para o Atlântico, enfrentando as falésias da península de Peniche, bem perto do Cabo Carvoeiro. Esta é a morada da ESTM desde 2007, sendo que a sua atividade iniciou no ano letivo de 1999/2000 – contam-se agora 25 anos.
Esta localização é simbólica da missão da ESTM. É aqui que mais de um milhar de estudantes aprofunda os seus conhecimentos sobre as riquezas dos oceanos. A oferta formativa inclui 9 licenciaturas, 7 mestrados e 10 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), que se dividem pelas áreas do Turismo, da Ciência e da Tecnologia.
“Apanha a nossa onda”, convida a ESTM, no seu site, destacando como aí são formados “os profissionais do futuro, aliando conhecimento, inovação e ligação ao território”. No mesmo portal, a ESTM define alguns dos pilares estratégicos do seu ensino, que é realizado “em proximidade com a comunidade”, “assente na investigação aplicada” e concretizado através da “cooperação entre empresas e instituições nacionais e internacionais”. De forma a concretizar esta visão, a escola conta com 17 laboratórios e salas práticas.
Destaque ainda para as duas unidades de investigação onde estudantes e comunidade docente criam novo conhecimento – o CITUR (Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo) e o MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente).
Podes conhecer os cursos da ESTM clicando aqui
Numa escola tão profundamente ligada aos oceanos, a sustentabilidade é também vista como um valor estratégico. No site da ESTM, podes conhecer os vários projetos desenvolvidos e que têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Podes saber mais sobre a ESTM aqui: https://www.ipleiria.pt/estm