Entre fevereiro e maio de 2025, vão realizar-se as sessões práticas do “Horse Buddy”, o novo programa do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). Este programa "pretende demonstrar como a interacção com cavalos — seja a montar, a passear ou a cuidar destes animais — pode ajudar os estudantes a melhor gerirem o stress e os desafios da vida académica", informou fonte do IPC à Lusa.

Durante três meses, 40 estudantes selecionados de entre os mais de 10 mil inscritos no Politécnico de Coimbra, vão poder participar em sessões práticas a realizar na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC). Nessas sessões, que vão ter uma duração de 90 minutos e ocorrer duas vezes por semana com grupos de dois alunos por cavalo, os estudantes vão poder interagir com os cavalos em atividades como cuidar, passear e montar.

Em declarações à agência Lusa, a professora do IPC e uma das responsáveis do projeto, Ana Paula Amaral, explicou que “o cavalo tem determinadas características do seu comportamento, é um animal inteligente, facilmente cria empatia, mesmo com situações de fragilidade humana”. “Mas também é um animal que impõe limites, é um animal assertivo, e isso também é bom, é importante o desenvolvimento de uma relação com essas características com o estudante", concluiu a docente.

O Horse Buddy” é um programa que está integrado no +SABE, iniciativa do Politécnico de Coimbra dedicada à promoção de saúde mental no Ensino Superior.

Sabe mais sobre o programa Horse Buddyaqui.