O que achas que distingue a ESEC de outras instituições de ensino superior? 

A ESEC tem uma particularidade. Apesar de o seu nome conter a palavra Educação, temos 13 licenciaturas de áreas muito distintas – Artes e Tecnologia, Comunicação, Desporto, Intervenção Social, Turismo ou Gastronomia, por exemplo. E isso é algo que distingue a escola, ao criar um ambiente muito interessante e diversificado. Também somos uma escola pequena, o que faz com que exista uma proximidade grande e que os problemas do quotidiano sejam mais fáceis de resolver.

E o que pode um aluno esperar se escolher a ESEC? 

Pode esperar um ambiente muito familiar, em que poderá vivenciar a tradição da cidade dos estudantes. Estamos no centro da cidade e a ESEC oferece tudo o que é necessário para uma boa experiência académica à nossa volta. Até o Metro do Mondego vai ter uma estação à porta da ESEC (risos). Por outro lado, aqui é valorizada a avaliação prática e contínua, que aplica o nosso conhecimento dentro do que é a realidade do mercado a trabalho, o que reduz a pressão que pode ser associada aos exames no ensino superior. 

 


«O Ensino Superior é uma jornada muito bonita e que tem coisas muito positivas. Devemos todos vivê-la da melhor maneira possível»

Mafalda Pinto, presidente da AE ESEC


 

 

 

O que sentes que vais levar contigo no futuro? 

O que é sempre mais importante são as pessoas que levamos connosco. Vivemos um espírito de familiaridade que nos permite criar relações incríveis. E tenho destacar o papel do associativismo – tem feito com esse sentimento de pertença tenha aumentado e com que leve uma experiência ainda mais positiva para a vida. 

Há alguma mensagem que queiras partilhar?

Gostava de dizer aos estudantes para, quando escolherem um percurso superior, não terem medo de arriscar. Informem-se bem sobre os locais a que pretendem candidatar-se e tomem uma decisão que tenha por base aquilo que realmente querem fazer. O Ensino Superior é uma jornada muito bonita e que tem coisas muito positivas. Devemos todos vivê-la da melhor maneira possível. 

«A ESEC foi a melhor decisão que poderia ter tomado»

Diogo Carvalho, diplomado da licenciatura de Teatro e Educação 

“Escolhi a ESEC, não só pela sua reputação, mas também pela história que a licenciatura em Teatro e Educação carrega. Foi a melhor decisão que poderia ter tomado. Proporcionou-me uma formação sólida e versátil e deu-me as ferramentas e a confiança para construir um percurso profissional diversificado e enriquecedor. A minha experiência foi transformadora – aqui, o teatro não é apenas estudado, é vivido, experimentado e partilhado. O curso deu-me mais do que uma formação académica, deu-me ferramentas para lidar com desafios reais, trabalhar em equipa e adaptar-me. Tudo o que aprendi na ESEC reflete-se no meu percurso profissional de forma direta e concreta”.