Realizou-se em Osijek, na Croácia, a conferência de encerramento da primeira fase do projeto NEWAVES - uma parceria que reúne instituições de ensino superior e rádios locais de Portugal, Croácia, Macedónia do Norte e Eslováquia. O NEWAVES, liderado pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG), surgiu com o objetivo de criar uma plataforma digital de rádios locais para o combate à desinformação e apresentou recentemente à Comissão Europeia uma candidatura no valor de 2,5 milhões de euros para dar continuidade ao projeto.

Na conferência de encerramento, a decorrer desde 6 de maio, foram revelados os resultados dos testes-piloto, que mostraram que os utilizadores consideraram a utilização na plataforma “fácil” (38%) ou “muito fácil” (62%). A usabilidade geral da plataforma obteve uma classificação de satisfatória” (63%) ou “muito satisfatória” (37%).

Para o presidente do IPG, Joaquim Brigas, foi "compensador" ouvir estes elogios aos "bons resultados" por parte dos parceiros internacionais do projeto. "Um bom indicador do sucesso desta primeira fase do projeto é o facto de outras universidades da Espanha, Suécia, Roménia e Itália se terem juntado a nós na candidatura apresentada a Bruxelas para uma segunda fase”, revela o presidente do IPG.

A segunda fase: NEWAVES+

NEWAVES+ é o nome da segunda fase deste projeto, que prevê um financiamento de 2,5 milhões de euros e vai contar com mais recursos "de Inteligência Artificial, de marketing, de recursos humanos e de novos modelos de negócios". A plataforma colaborativa já se encontra funcional, com os cursos gratuitos de e-learning a ser desenvolvidos em novas redes de intercâmbio de boas práticas e também serão partilhados "conteúdos radiofónicos locais e regionais, contribuindo para tornar o jornalismo mais cooperativo entre as rádios aderentes, mais sustentável e mais resiliente".

Para Joaquim Brigas, o objetivo passa por "introduzir inovação, ajudar a aumentar as audiências das rádios na Europa e tornar o setor mais competitivo”. Isto porque, "os média dos territórios de baixa densidade populacional" enfrentam "ínumeros desafios" em toda a Europa devido à transição digital e estes têm "um impacto significativo na forma como as pessoas se relacionam com as rádios e como consomem os seus conteúdos".

Podes saber mais sobre o NEWAVES aqui