O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) é oficialmente a Universidade de Leiria e Oeste (ULO). A transformação ficou consumada com a publicação em Diário da República do decreto-lei que institui a nova universidade, depois de o diploma ter sido promulgado pelo Presidente da República a 30 de junho.

O início do processo remonta a abril de 2025, altura em que o Politécnico formalizou junto do Ministério da Educação, Ciência e Inovação o pedido de transformação em universidade, na sequência de um trabalho preparatório que começou em 2024.

Segundo o novo diploma, a Universidade de Leiria e Oeste sucede ao IPLeiria em todos os direitos e obrigações, assegurando a continuidade da missão, da oferta formativa, da investigação, do património e dos recursos humanos da instituição.

A nova universidade mantém presença nas cidades de Leiria, Batalha, Caldas da Rainha, Marinha Grande, Peniche, Pombal, Porto de Mós e Torres Vedras, através das suas escolas superiores — ESECS, ESTG, ESAD.CR, ESTM e ESSLei —, preservando assim a ligação a um território alargado que sempre caracterizou o Politécnico.

"A promulgação pelo Presidente da República e consequente publicação do decreto-lei em Diário da República representam um momento de enorme significado para a nossa instituição e materializam uma ambição há muito partilhada por toda a comunidade académica e pela região", sublinha o presidente do IPLeiria/ULO, Carlos Rabadão. "A Universidade de Leiria e Oeste nasce com a missão de ser um verdadeiro motor de conhecimento, inovação e desenvolvimento sustentável", acrescentou.

Podes saber mais aqui