Situado em pleno coração da cidade de Lisboa, em Alfama, o ISPA assume-se como uma referência incontornável na história do ensino superior em Portugal, nomeadamente na área da Psicologia. Iniciou a sua atividade em 1962 e, desde então, tem sido pioneiro no ensino e investigação das ciências psicológicas e do comportamento, ali funcionando o primeiro curso superior de Psicologia. Para saberes mais sobre este instituto universitário, fica a conhecer quatro caminhos que te são disponibilizados pelo ISPA, rumo a um futuro profissional ligado a quatro áreas distintas.

 

#1 Psicologia

 

 MG 1634 1

 

Os três primeiros anos do Mestrado Integrado em Psicologia (1.º ciclo - licenciatura em Ciências Psicológicas) oferecem aos estudantes um conjunto de conhecimentos e competências que constituem o alicerce da especialização que decorre nos dois últimos anos. Nesta primeira fase de formação, os estudantes adquirem conhecimentos nas áreas básicas da Psicologia, contactando com as principais teorias e métodos desta disciplina.

Obtêm igualmente formação em áreas científicas afins, indispensáveis a uma compreensão global e integrada do comportamento humano, habilitando para a utilização crítica do conhecimento e para a pesquisa, na observância de exigências éticas próprias da Psicologia. A Licenciatura em Ciências Psicológicas (1.º ciclo do Mestrado Integrado em Psicologia) permite o prosseguimento de estudos de Mestrado (no âmbito do Mestrado Integrado em Psicologia), numa das suas três áreas de especialização: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional, Psicologia Social e das Organizações; ou o acesso a outro ciclo de estudos de mestrado (2.º ciclo) na área da psicologia ou noutra área de estudos.

O acesso e o exercício autónomo da psicologia pressupõem uma formação de nível superior de 5 anos (1.º + 2.º ciclos) nesta área do conhecimento e o cumprimento dos restantes requisitos definidos pela Ordem dos Psicólogos. A formação em Psicologia do ISPA é consonante com o Projecto Europeu do Diploma de Psicologia e com as formações em Psicologia ministradas na grande maioria dos países europeus.

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as áreas seguintes.