O Instituto Politécnico de Castelo Branco entrou, em 2020, para o ranking da SIR - SCImago Institutions Rankings. Esta é uma plataforma internacional de avaliação e análise dos resultados da investigação científica realizada nas instituições de ensino superior ou em centros dedicados à investigação científica e à inovação.
Para entrar nesta lista, as instituições necessitam de publicar pelo menos 100 trabalhos de investigação com registo na base de dados SCOUPUS, durante o ano anterior ao período de tempo analisado. Atualmente, estão presentes no SIR 26 instituições de ensino superior portuguesas.
Na sua newsletter, o IPCB explica que a entrada neste ranking reflete "o aumento da produção científica dos docentes e investigadores do Politécnico de Castelo Branco", que está em linha com "as políticas de fomento da atividade de investigação implementadas pela instituição".
Recorde-se que, em 2018, o IPCB criou e registou na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) cinco novas Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UID), que se juntaram à já existente UID CERNAS.