O Politécnico de Leiria recebeu esta manhã, na Universidade Livre de Bruxelas, a certificação “Healthy Campus”, pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU). A certificação Platina, a mais elevada atribuída pela FISU, foi entregue ao presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, ao administrador do Politécnico de Leiria, Pedro Costa, e ao coordenador da candidatura e da implementação do programa “Healthy Campus” no Politécnico de Leiria, Rui Matos.
“Este é o reconhecimento da estratégia institucional do Politécnico de Leiria, que tem como dois dos seus principais focos a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade académica”, afirma Rui Pedrosa, destacando as áreas prioritárias da estratégia da instituição: Desporto; Saúde; Inclusão; Multiculturalidade; Interculturalidade; Arte; e Cultura.
“Pretendemos promover competências sociais e de cidadania essenciais para o desenvolvimento global sustentável”, acrescenta o presidente do Politécnico de Leiria. “Este é um dos nossos grandes objetivos enquanto instituição de ensino superior pública, assegurarmos que os nossos estudantes e diplomados adquirem competências de tolerância, pluralidade, liberdade e relacionamento social, para serem melhores cidadãos e melhores profissionais”, finaliza.
O Politécnico de Leiria foi a primeira instituição de ensino superior politécnico a garantir a certificação mundial “Healthy Campus”, da Federação Internacional de Desporto Universitário, que tem como principal objetivo reforçar a importância da atividade física como meio para a promoção do bem-estar físico e mental da comunidade académica. O anúncio da conquista desta certificação tinha sido feito em julho de 2021, tendo a entrega oficial da certificação decorrido esta manhã, em Bruxelas.
O Instituto atingiu o grau máximo de cinco níveis de desempenho definidos pela FISU
Para obter a certificação, as academias são avaliadas em ciclos de dois anos. O primeiro ciclo consiste num processo de autoavaliação, analisado por um júri internacional, enquanto o segundo tem por base uma auditoria efetuada na instituição. Após a finalização do primeiro ciclo, o Politécnico de Leiria atingiu o nível de certificação Platina, o grau máximo de cinco níveis de desempenho definidos pela FISU.
Para a obtenção da nota máxima, contribuíram as várias ações do Politécnico de Leiria, nomeadamente os Programas PAFE - Programa de Atividade Física para Estudantes, U-Bike, Rede Campus Sustentável, as refeições saudáveis fornecidas nas diversas cantinas, bem como o trabalho desenvolvido no âmbito do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE), Serviços Médicos, Serviços de Ação Social, o projeto 100% IN, entre muitos outros.
Para saberes mais sobre a instituição clica aqui.