Conforme explica o ISPA, através desta nova formação de segundo ciclo, pretende-se que os formandos desenvolvam um pensamento crítico e reflexivo sobre o desenvolvimento humano, apropriando-se de modelos teóricos e dados empíricos relevantes, que permitam aprofundar a compreensão de trajetórias de desenvolvimento adaptativas e desadaptativas.

Ao nível da Psicopatologia do Desenvolvimento, será abordado o estudo da inter-relação entre os aspetos biológicos, psicológicos e do contexto social, no desenvolvimento normal e patológico. O enfoque principal será no estudo da diversidade das trajetórias de desenvolvimento, em especial o impacto diferencial do risco e fatores de proteção em função das normas, práticas, valores e crenças culturais.

 

Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento

Iniciou a sua atividade em 1962 como Instituto de Ciências Psicológicas e veio a adotar a designação de Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) em 1964. Desde então o ISPA constituiu-se como uma referência incontornável no ensino superior em Portugal.

 

De acordo com os diretores de curso, Manuela Veríssimo e António José dos Santos, “o ISPA tem uma forte tradição de investigação nesta área e este mestrado surge no seguimento desse trabalho desenvolvido. O momento que vivemos tem colocado desafios acrescidos às famílias, às crianças e aos jovens, pelo que acreditamos que esta formação irá dotar os futuros profissionais de meios que lhes permitam lidar com os problemas emergentes”.

O mestrado, com a duração de 2 anos/4 semestres letivos, irá permitir aos profissionais desenvolver estratégias para prevenir os problemas do desenvolvimento na infância e adolescência, e a criação de programas de intervenção e de prevenção. Para tal é necessário terem a capacidade de projetar, conduzir e avaliar pesquisas científicas aplicadas, que lhes permitam estabelecer a ligação entre a prática e a ciência.

Podes consultar mais informações sobre o mestrado na página do ISPA.