A KreativEU consiste numa aliança entre Instituições de Ensino Superior de onze países Europeus, liderada pelo IPT e reconhecida pela Comissão Europeia com um selo de excelência. “Enquanto Universidade Europeia, a KreativEU coloca o potencial criativo derivado do património cultural Europeu no centro das suas atividades de ensino, investigação e transferência de conhecimento”, explica o Politécnico de Tomar.
Graças a esta estrutura internacional, os estudantes do IPT têm a possibilidade de se envolverem na KreativEU e assim conhecer novos países, culturas e tradições. “Conhecer outros estilos de vida, culturas e formas de estudo/trabalho ajuda os estudantes do IPT a desenvolver as competências interpessoais necessárias para que possam vir a trabalhar em qualquer parte do mundo, assim o desejem”, acrescenta o IPT.
As oportunidades oferecidas aos estudantes são diversas, explica a instituição de ensino superior. A nível da sua educação, é possível beneficiar “de uma grande flexibilidade, diversidade e personalização dos currículos”, através da participação em atividades de cocriação no desenvolvimento curricular, especialmente durante Festivais de Estudantes, Summer Schools e Hackathons.
«Conhecer outros estilos de vida, culturas e formas de estudo/trabalho ajuda os estudantes do IPT a desenvolver as competências interpessoais necessárias para que possam vir a trabalhar em qualquer parte do mundo, assim o desejem»
Por outro lado, é possível participar em cursos transnacionais e interdisciplinares, por exemplo, ou frequentar cursos de mestrado e/ ou programas de doutoramento ministrados em conjunto pelas várias instituições de ensino superior, reconhecidos com um selo de diploma europeu.
O acesso a estágios e cursos de cursos de empreendedorismo, marketing, propriedade intelectual, modelos de negócio, entre muitos outros, são também vistos como formas de contribuir “para a requalificação e melhoria de competências profissionais dos estudantes para responder a necessidades novas e emergentes na sociedade e no mercado de trabalho, aumentando a sua empregabilidade”.
O Politécnico de Tomar destaca ainda a possibilidade oferecida aos estudantes de estimularem o seu envolvimento na sociedade e no património europeu, bem como de beneficiarem de todos os recursos físicos e digitais das instituições que compõem a KreativEU.
Por fim, é possível garantir uma “maior flexibilidade e diversidade ao nível da mobilidade transnacional”, sendo que os estudantes da KreativEU têm a oportunidade de “beneficiar de financiamento dedicado para a realização de mobilidades físicas mais curtas e geralmente não financiadas no âmbito do modelo e esquema atual de mobilidade Erasmus”.
Sabe mais sobre a KreativEU aqui.