O Innovation Hub com foco na indústria hoteleira foi revelado pela prrimeira vez em junho de 2020. Agora, depois de meses de desenvolvimento, o Centro de Inovação da Les Roches Crans-Montana torna-se uma realidade, a partir de 30 de outubro. Os primeiros projetos de incubação recebem assim as boas-vindas, abraçando a experiência digital de seis empresas: Rayshaper, Simprosoft, Spectrum, Workshop 4.0, qiibee e Brunata.
A inauguração será feita online, apresentando esta nova estrutura e plataforma web colaborativa. “Empresas como a Booking evoluíram graças à revolução digital 2.0 numa indústria ainda fraca em termos de digitalização. Com a chegada da web 4.0, a indústria hoteleira deve basear-se na tecnologia e tornar-se um player líder através do seu próprio desenvolvimento. Esta situação torna o conhecimento digital, agora mais do que nunca, um componente-chave na formação dos líderes de amanhã", destaca a Diretora Geral da Les Roches, Christine Demen Meier.
Esta plataforma está aberta a start-ups e também a grandes marcas internacionais. As principais atividades deste Centro incluem um centro de desafios (consultoria & diagnóstico), um centro de desenvolvimento, coaching de start-up’s e incubação, um centro de testes e eventos. No apoio transversal a estas atividades, um grupo de empresas digitais, os digital shapers, irá prestar assessoria aos projetos orientados pelo Hub.
As vantagens não se ficam pela incubação, sendo destacada a oportunidade que esta estrutura representa para os estudantes do grupo. O Diretor do Innovation Hub, Pablo J. Garcia, destaca que "com estes parceiros os projectos em incubação e os nossos alunos podem beneficiar de um conhecimento valioso e também da experiência empresarial deste grupo de empresas”.
Para os alunos, destaca a Les Roches, em comunicado, o novo Innovation Hub representa "uma oportunidade única de fazer parte de um ecossistema de inovação, especialmente porque muitos destes alunos têm a perspectiva de montar um projeto empresarial ainda durante os estudos". Por fim, na função de plataforma de network, o Innovation Hub é responsável por iniciar um ambicioso programa de atividades, intercâmbios e eventos internacionais entre grandes empresas e os que acabaram de chegar. Em meados de novembro, o ShiftIn'Festival irá mobilizar a inteligência coletiva da Les Roches em projetos de sustentabilidade.