Esta distinção resulta do reconhecimento consistente da qualidade inovadora da formação ministrada pelo Instituto, numa das áreas do saber privilegiadas pelo inspirador e primeiro presidente honorário da instituição – o psicólogo suíço Jean Piaget, um dos mais importantes pensadores do século XX, mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Iniciada em 1998, a licenciatura em Psicologia do Instituto Piaget conta já com mais de mil diplomados. Os jovens licenciados no curso têm acesso ao ciclo de ensino universitário seguinte, podendo prosseguir os seus estudos no Piaget através dos mestrados de Psicologia Clínica e da Saúde, e de Psicologia Social e das Organizações.
Para o Instituto Piaget, a qualidade e credibilidade dos dois cursos assenta em boa parte na competência pedagógica e científica dos respetivos corpos docentes, a que se junta a sua experiência e formação profissional, tanto num contexto interno como externo.
Entre as mais-valias das licenciaturas ministradas nos dois campi destaca-se, de acordo com o Instituto, o acompanhamento de proximidade aos alunos, visando dotá-los de uma boa formação de base para prosseguimento dos estudos, nas diversas áreas de especialização, para o futuro exercício da profissão de psicólogo.