Foi logo no seu primeiro dia no ISEC, pouco tempo depois de entrar no Ensino Superior, que Hugo Ferreira descobriu uma das características distintivas desta instituição de ensino superior. “Fizemos um peddy-paper com a associação de estudantes e percebi logo que existia um grande espírito de união”, conta à FORUM.
De acordo com o hoje presidente da Associação de Estudante do ISEC, neste instituto superior, “é normal que os estudantes conheçam pessoas de outros cursos, também devido a algumas cadeiras comuns". Desta forma, explica, estudantes de engenharias como mecânica, civil, biomédica ou eletromecânica “ajudam-se mutuamente”. “Isso é uma grande mais-valia”.
O “ambiente forte e coeso” que se vive no ISEC, conta Hugo, faz com que “os alunos se movam por uma vontade comum, conseguindo coisas que até então não eram possíveis”. Dá como exemplo atividades da associação de estudantes em áreas como desporto, formação ou integração que “complementam a experiência académica”. “Sem esquecer a nossa joia da coroa, a FENJE – a maior feira de engenharia organizada por estudantes para estudantes”.
Uma das principais metas da FENJE é facilitar a ligação dos estudantes às empresas. Um objetivo que, explica Hugo, faz parte do ADN do ISEC. “Existem muitas oportunidades de estágio e as empresas estão presentes dentro da instituição, sendo parceiras na construção de vários laboratórios”, explica.
Aprender com a prática
Depois de pesquisar e comparar vários cursos superiores, Hugo Ferreira escolheu o ISEC como primeira opção. Atualmente, não tem dúvidas: “Se voltasse atrás, não escolheria outra instituição”. Enquanto antigo estudante do Ensino Profissional, Hugo destaca a importância de outro dos elementos distintivos do ISEC – o ensino prático. “No ISEC, há muito trabalho de laboratório, é preciso colocar ‘as mãos na massa’", conta, explicando que, desta forma, é possível facilitar a compreensão da matéria, aumentar a motivação, apoiar a integração e garantir “a destreza necessária para o mercado de trabalho”.
Esta abordagem prática ao ensino, conclui Hugo Ferreira, tem impacto no dia a dia da instituição. A cada dia, é possível encontrar aulas práticas repletas de alunos que se apoiam mutuamente no desenvolvimento. “É um ambiente marcado pela entreajuda entre os vários estudantes”, conclui.
«Se voltasse atrás, não escolheria outra instituição»
Hugo Ferreira, presidente da Associação de Estudantes do ISEC
«O ISEC assume o compromisso de impulsionar a inovação»
João Cardoso e João Ferreira, estudantes de mestrado em Engenharia Eletrotécnica no ISEC
"Enquanto estudantes do ISEC, desenvolvemos o projeto Luxifer, que procura resolver problemas relacionados com a iluminação pública. A solução proposta consiste na criação de controladores inteligentes de luminárias LED, através de um protocolo de Internet das Coisas. Graças a este projeto, recebemos vários prémios e já fomos contactados para a implementação dos controladores na cidade de Coimbra. Isto mostra como o ISEC e os seus docentes assumem o compromisso de impulsionar a inovação e estimular o desenvolvimento pessoal dos estudantes. "
Para saberes mais sobre o ISEC, clica aqui.