Todos os anos, o Politécnico de Tomar realiza um inquérito junto dos seus estudantes um ano após terem concluído os cursos nos seus diferentes ciclos (Licenciatura, Mestrado e Cursos Técnicos Superiores Profissionais). O objetivo é avaliar a sua experiência, conhecendo também a eficácia da sua transição para o mercado de trabalho. Os últimos dados disponíveis são dos alunos que terminaram os seus cursos em 2017. No total, mais de 400 estudantes participaram neste estudo.

Os resultados são depois publicados num relatório que trabalha as respostas recolhidas. Na análise dos dados, um elemento é, desde logo, destacado pelo Politécnico de Tomar como reflexo da satisfação dos seus estudantes: 88% dos diplomados "voltaria a frequentar o mesmo curso do IPT".

 

 

Já no capítulo da ligação ao mercado de trabalho, sublinha-se a correspondência entre as aprendizagens realizadas no IPT e a atividade desempenhada profissionalmente. Isto porque "85% dos diplomados diz que o trabalho realizado no seu emprego ou estágio está enquadrado na área científica do curso ou numa área afim". No mesmo sentido, destaque também para o facto de 88% dos estudantes que encontraram trabalho ou estágio estarem satisfeito com a atividade desempenhada. 

Ainda sobre a transição para o mundo do trabalho, um ano depois de concluído o curso, 89% dos diplomados estava a trabalhar/estagiar ou continuava os seus estudos. Por outro lado, regista-se um efeito de fixação de recursos humanos qualificados na região, destaca o Politécnico de Tomar, uma vez que 65% dos diplomados encontraram atividade remunerada no distrito de Santarém.

 

Estudar no Politécnico de Tomar em 6 palavras

Conheces os elementos que caracterizam e distinguem o Instituto Politécnico de Tomar (IPT)? Índice do artigo O Politécnico de Tomar começa por destacar o "elemento único" que encontrarás nesta instituição de ensino superior - "a proximidade e o sentimento familiar que existe entre alunos, diplomados, professores e colaboradores".



São estas as razões que levam o Politécnico de Tomar a concluir que, nesta instituição de ensino, "a frase "constrói o teu futuro" é muito mais do que um mero slogan".

Para saber mais sobre a oferta formativa do Politécnico de Tomar, clica aqui.