Os resultados do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) foram divulgados no domingo, às 00. Os resultados mostraram um crescimento da 1% da taxa de colocação nos Politécnicos nacionais, com perto de 20 mil estudantes a escolher esta opção.

Para a presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Maria José Fernandes isto sinaliza “a tendência de crescimento e os sinais inequívocos de confiança no ensino superior politécnico, reconhecido pela qualidade da formação e pelo contributo destas instituições para o país, as regiões e as empresas”. “Os sinais de confiança saem reforçados pelo número de alunos que escolheram instituições do subsistema politécnico como primeira opção”, completou Maria José Fernandes.

Os resultados por instituição

O Instituto Politécnico de Leiria ocupou 93,2% das 1.963 vagas disponíveis na primeira fase do CNAES. São, ao todo, 1.830 os novos estudantes das licenciaturas do Politécnico de Leiria.

Dos cursos oferecidos pelo Politécnico de Leiria, 34 preencheram a totalidade das vagas disponíveis, o que corresponde a 70% do total de cursos da instituição. A Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei) e a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), completaram todas as vagas disponíveis e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), obteve uma taxa de ocupação de 99,4%. A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) registou uma taxa de ocupação de 89% e Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) de 74,7%.

Nas licenciaturas do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), foram colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 995 novos estudantes. “Com 1 212 vagas a concurso, a instituição de ensino alcança assim uma taxa de ocupação de 82.1%, com uma subida de três décimas em relação ao ano letivo anterior, e o preenchimento total em 21 licenciaturas”, partilha o Politécnico de Setúbal.

A instituição de ensino menciona o número de candidatos que escolheram o IPS como 1ª opção, que se situa nos 94% e “o que faz do IPS a 5ª instituição do Ensino Superior Politécnico com a maior taxa de candidatos em 1ª opção”. A Escola Superior de Educação (ESE), Escola Superior de Ciências Empresarias (ESCE) e a Escola Superior de Saúde preencheram a totalidade dos lugares a concurso.

No Instituto Politécnico de Santarém foram colocados 792 novos estudantes no CNAES, com a instituição de ensino superior a registar uma taxa de ocupação de 81,3%.  O Politécnico de Santarém aumentou os candidatos de 1ª opção para 67% e salienta que reforçou a “oferta formativa em áreas estratégicas, alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho e da Região”.

 

 

 

 

O Instituto Politécnico de Portalegre teve uma ocupação global de 70% das vagas do CNAES e viu preenchida a totalidade das vagas em metade das suas licenciaturas. Aproximadamente 60% dos estudantes colocaram o Politécnico de Portalegre em 1ª e 2ª opção e mais de 70% dos alunos colocados nas Escolas são provenientes de outros distritos.

Mais para norte, em Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) viu 820 das 1.028 vagas disponibilizadas ocupadas por novos estudantes. O IPVC preenche, desta forma, perto de 80% das vagas com um total de 630 alunos a colocar a instituição de ensino superior como primeira opção.

Descendo para a Beira Litoral, o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) viu 1.967 novos estudantes a ingressar nas suas escolas num total de 2.180 vagas disponíveis (90,8% de ocupação). Os 10 cursos do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) viram todas as suas vagas preenchidas neste CNAES.

No Instituto Politécnico de Tomar (IPT) foram preenchidas mais de 50% das vagas, num total de 529 que estavam disponíveis. Os cursos de Design de Tecnologia das Artes Gráficas, Conservação e Restauro, Fotografia, da Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT) e o curso de Comunicação Social: Jornalismo e Comunicação Empresarial da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), viram a totalidade das suas vagas ocupadas.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG), colocou nas suas Escolas 511 novos estudantes na 1ª fase do CNAES. Em nota enviada pelo IPG, a instituição de ensino superior revela que “fez o pleno em cinco cursos em duas das suas escolas, ficando sem vagas sobrantes para a segunda fase de candidaturas”.

 

 

 

 

Já no Instituto Politécnico do Porto, foram colocados 3.024 estudantes. Este número corresponde a um crescimento por parte da instituição de ensino superior quando comparado com o ano anterior, tendo uma taxa de preenchimento de vagas de 99,54% (98,08 em 2023/2024).

Na 1ª fase do CNAES, o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) “preencheu 66% das 512 vagas disponibilizadas através das suas 14 licenciaturas”. A instituição revela que “a colocação de 337 novos estudantes resultou num aumento percentual, 4% face ao ano anterior”.

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) viu 769 novos estudantes colocados nas vagas disponibilizadas para a 1ª fase do CNAES, vendo assim 16 dos seus 17 cursos a preencher a totalidade das mesmas. De acordo com o IPCA, este ano a instituição atingiu os 99,2% de colocações.

No Instituto Politécnico de Viseu (IPV), quase 70% das vagas disponibilizadas foram ocupadas na 1ª fase do CNAES. As vagas de 14 cursos ficaram totalmente ocupadas e a instituição vê 963 alunos a entrar nos 32 cursos que disponibiliza

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) contou com a colocação de 678 novos estudantes nas suas 27 licenciaturas. Das 27 licenciaturas oferecidas, 13 viram as suas vagas completamente preenchidas, mantendo assim uma tendência já ocorrida no passado ano letivo.

Nesta 1ª fase do CNAES, o Instituto Politécnico de Bragança viu mil alunos a serem colocados nos seus cursos. 10 dos cursos disponibilizados pela instituição de ensino superior ficaram com as vagas totalmente ocupadas.

O Instituto Politécnico de Lisboa ocupou 2.240 vagas das 2.356 disponibilizadas na 1ª fase do CNAES. A Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), preencheram completaram todas as suas vagas.

Para uma informação detalhada, podes consultar os resultados clicando aqui.