Instituições de ensino superior de Portugal, França e Grécia uniram-se para o desenvolvimento do projeto "Olive4All" e estudar o património olivícula ou da cultura da oliveira. O representante português neste consórcio é o Politécnico de Leiria, através do seu Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR), contando ainda com a participação das Universidades de Avignon (França) e Salónica (Grécia).

O "Olive4All - Património da Oliveira para o Desenvolvimento Sustentável: Sensibilização da Comunidade para o Património Vivo" acaba de vencer o concurso europeu “Património Cultural, Identidades e Perspetivas: Responder às Sociedades em Mudança (CHIP)”. Com esta distinção, os investigadores vão receber um financiamento de 550 mil euros para estudar e promover o património olivícola. Um património "eleito pela sua qualidade representativa dentro da identidade mediterrânica, portador de valores e símbolos fortes, mas insuficientemente valorizados na região euro-mediterrânica", destaca o Politécnico de Leiria, em comunicado.

 

investigadores

Aida Carvalho, Fernanda Oliveira, Francisco Dias e João Vasconcelos são os investigadores do IPLeiria envolvidos no Olive4All.

 

Desta forma, o projeto, acrescenta a mesma fonte, pretende construir uma metodologia inovadora, interdisciplinar e transponível. Na parte portuguesa, a rede de investigadores inclui não só membros do CiTUR, mas também de outras instituições, designadamente da Universidade da Madeira e dos politécnicos de Bragança e de Beja.

"Partindo de uma abordagem crítica do património, o projeto pretende dar visibilidade a um aspeto muitas vezes negligenciado do património rural, bem como às partes interessadas e às comunidades a ele ligadas, nem todas conscientes do seu valor social. O “Olive4All” destaca os processos de patrimonialização e de constituição de comunidades em torno da oliveira, questionando o conceito de património", pode ler-se no resumo do projeto.