O que sentes que distingue a ESAC?

Algo que distingue a ESAC é a possibilidade de dar acesso a dois mundos diferentes – o urbano e o rural. Temos um campus onde realizamos atividades práticas, em contacto com a Natureza, e que é adaptado às necessidades do ensino agrícola, mas que se situa muito perto da cidade. Por essa razão, a ESAC oferece uma experiência mais completa aos estudantes do ensino superior.

Que impacto é que isso acaba por ter na vida de um estudante?

Como somos uma escola muito diversa em termos de cursos, oferecemos ambientes variados aos estudantes, de acordo com os seus interesses. É possível ter acesso a atividades laboratoriais e de contacto com a natureza, mas também a tudo o que a cidade de Coimbra tem para oferecer, incluindo a sua tradição académica, por exemplo.

O que nos podes contar relativamente ao acolhimento de novos estudantes?

Nós temos uma comunidade muito unida, que acaba por ser uma segunda família. Toda a gente se trata por tu e se fala nos corredores. Temos vários casos de estudantes que chegam à escola com necessidades específicas e a quem é dado o apoio necessário, o que resulta num ambiente inclusivo. Por outro lado, sentimos que os professores nos ajudam de uma forma que faz a diferença.

E o que caracteriza o método de ensino?

A ESAC integra laboratórios de várias áreas equipados com a tecnologia mais atual, bem como outros espaços que permitem aos estudantes aceder a um ensino prático. Esta preparação vai fazer a diferença no momento da transição para o mundo do trabalho, por toda a experiência que é acumulada.

«Algo que distingue a ESAC é a possibilidade de dar acesso a dois mundos diferentes – o urbano e o rural.»



«A ESAC é uma família»

"A paixão pelos cavalos surgiu cedo na minha vida. Depois de terminar um curso profissional de Gestão Equina, escolhi estudar na ESAC pelo seu ambiente e qualidade de ensino. Rapidamente surgiu a oportunidade de montar e de, conjuntamente com o professor responsável, preparar a participação em provas. Fui trabalhando, fazendo provas a nível nacional e internacional, como o Campeonato Mundial de Hipismo, na Dinamarca. Agora, o meu grande objetivo é chegar aos paraolímpicos de 2024. Neste momento, estou prestes a terminar o meu curso e posso dizer que a experiência foi ótima. A ESAC é uma família – colegas, professores e funcionários fazem parte do nosso dia-a-dia e há toda uma envolvência, um convívio e uma entrega que distingue esta escola. Estou muito feliz com o meu percurso e acredito que juntos conseguiremos ainda mais".

Pedro Félix, 22 anos Estudante de 3.º ano da licenciatura em Enfermagem Veterinária

 Para saberes mais sobre a ESAC e a sua oferta formativa, clica aqui.