Foi na tarde de 25 de novembro que culminaram as celebrações dos 41 anos do Politécnico de Portalegre. No campus desta instituição de ensino superior, a comunidade académica e entidades parceiras estiveram reunidas de forma a realizar o "reconhecimento do mérito e o fortalecimento de ligações institucionais", destaca o Politécnico de Portalegre, em comunicado.

Durante a sessão, Albano Silva tomotou posse como novo Provedor do Estudante do Politécnico de Portalegre, depois da designação por parte do Conselho Geral deste politécnico.

 

 

O evento incluiu ainda a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Município de Portalegre, o Politécnico de Portalegre e a Kyntech Services. "Com esta ligação, o Politécnico de Portalegre procura unir esforços para ajustar as competências dos seus alunos, da área de informática, às necessidades do mercado de trabalho", explica a mesma fonte.

 

“Um consultor distinto e um amigo próximo do Politécnico de Portalegre”

No mesmo dia, o professor Virgílio Alberto Meira Soares recebeu o título de Professor Honoris Causa do Instituto Politécnico de Portalegre. A homenagem justifica o título "pelo seu brilhante currículo académico na área da Química e da Política Educativa em geral, e da avaliação e qualidade do Ensino Superior em particular", bem como "pela sua ligação a Portalegre e ao seu Instituto Politécnico", marcada pela "qualidade, comprometimento, profissionalismo e proximidade".

A sessão de dia 25 de novembro inclui também a entrega de prémios aos melhores alunos, distinção que conta com o patrocínio de mecenas como Caixa Geral de Depósitos, Câmara Municipal de Portalegre, Agrocinco, Delta Cafés, Óptica Reis, família do Dr. Francisco Tomatas, Grupo A Matos Car, jornal Ensino Magazine e Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO).

 

 

 

 

Foram ainda homenageados os trabalhadores aposentados no último ano e os trabalhadores que cumpriram 25 anos de serviço na instituição, sendo que os vencedores do Concurso Regional Poliempreende também subiram ao palco.

A cerimónia de comemoração do Dia do Politécnico teve início com o visionamento da curta-metragem de animação “Santuário” cujos quatro autores foram recentemente distinguidos com o Prémio Jovem Cineasta Português, na 45ª edição do Festival CINANIMA. Hugo Santos, Pedro Bilé, Diogo Costa e Tyffany Reis são alunos da licenciatura em Design de Animação e Multimédia, da ESTG – IPPortalegre.

 

Uma semana de celebrações

As comemorações do aniversário do Politécnico realizaram-se ao longo da semana, com  vários momentos de homenagem ao anterior presidente, Albano Silva, que incluíram um jantar-surpresa, uma cerimónia de descerramento da sua fotografia e a oferta de uma peça da artista plástica Maria Leal da Costa, bem como um vídeo de agradecimento da comunidade académica e uma oferta da Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre, em nome de todos os estudantes.

 

 

Os festejos do 41º aniversário arrancaram no dia 21, com a participação de uma equipa de atletas “da casa” (funcionários e diplomados), que envergaram a camisola do Politécnico na EDP Meia Maratona de Lisboa. Já no dia 23, nos Serviços Centrais, foi apresentado o livro “Transição Digital e Inteligência Coletiva Territorial”, pelo seu autor, António Covas.

No dia seguinte, no Campus Politécnico, a comunidade académica pôde assistir a um concerto pela Orquestra Metropolitana de Lisboa – Percussões da Metropolitana. O concerto foi antecedido por uma conferência a cargo do Professor António Vallêra, intitulada “Alterações Climáticas: e agora?”.