O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai regressar às atividades letivas privilegiando o ensino presencial, revela a instituição de ensino superior, em comunicado. Em complemento, acrescenta a mesma fonte, vão realizar-se aulas a distância, "consoante as necessidades e especificidades dos cursos lecionados em cada uma das suas cinco escolas superiores, em Setúbal e no Barreiro".

Um despacho publicado ontem define as linhas orientadoras para o funcionamento das atividades no ano letivo 2020/2021. Considerando o contexto pandémico, a Presidência do IPS realça a “importância da interação pessoal no processo de ensino-aprendizagem” e a “necessidade de manter a equidade para estudantes e para docentes”, assegurando que serão cumpridas as normas de segurança e de saúde definidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

 


 

Nesse sentido, está em curso a aquisição de sistemas tecnológicos que garantam a interação remota, com transmissão de som e imagem (para instalação em cerca de 60 salas), de acrílicos de proteção (em especial para os locais de trabalho e laboratórios) e também de equipamentos de proteção individual destinados aos estudantes do ensino clínico.

Em função do número de estudantes inscritos, explica o IPS, as diferentes unidades curriculares dos cursos devem funcionar exclusivamente em sala de aula, com toda a turma, ou em regime de ensino misto rotativo, semanal e/ou quinzenal: "Neste último cenário, as atividades letivas realizam-se nos campi do IPS, com recurso à transmissão direta por vídeo, sendo frequentadas simultaneamente por um grupo de estudantes em sala de aula e por outro a distância".

 

As regras para 2020/2021

As novas regras para 2020/2021 ditam ainda que as aulas presenciais e as aulas a distância sejam organizadas por blocos, podendo recorrer-se aos sábados, se tal for necessário para uma melhor distribuição das turmas. Igualmente, segundo as orientações para o novo ano letivo, devem funcionar primordialmente em regime presencial todas as UC de 1.º ano, sendo que, nas UC de ensino clínico e de estágio dos diferentes cursos do IPS, as horas da componente prática decorrerão exclusivamente em regime presencial.

Além do cumprimento das regras definidas para cada um dos espaços e atividades a desenvolver nos campi e nas residências do IPS, a Presidência apela também a uma ampla utilização, por parte da comunidade académica, da aplicação de rastreio digital "Stayaway Covid", seguindo as recomendações da Direção-Geral do Ensino Superior.

Para mais informações, clica aqui.