No arranque do novo ano letivo, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) anunciou a renovação do Galardão Eco-Escolas, pelo terceiro ano letivo consecutivo, às suas cinco Escolas Superiores. A distinção, sublinha o IPS, em comunicado, coloca em evidência o "trabalho de educação e gestão ambiental para a sustentabilidade" realizado.

Este programa internacional é gerido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), propondo os “Espaços Exteriores” como um dos temas do ano para 2020/2021. Nesse âmbito, o IPS revela ter desenvolvido ações "com impacto não só na requalificação paisagística dos seus campi, como também na identificação e caracterização da biodiversidade".

 

 

São exemplos as ações de identificação e caracterização de espécies de fauna e flora, a recolha de imagens do património natural, a colocação de caixas-ninho para aves, o enriquecimento do território com a plantação de espécies autóctones e a criação do projeto de ciência cidadã na plataforma Biodiversity4All.

Foram ainda desenvolvidas outras atividades como a disponibilização de mais ecopontos no interior dos edifícios e nos espaços exteriores, bem como de dispensadores de água e a realização de trabalhos e projetos sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Para saber mais, clica aqui