Foi no Átrio do Museu de Artes Decorativas, em Viana do Castelo, que a nova aplicação App Viana+ Acessível foi apresentada ontem, numa cerimónia que assinalou a disponibilização da aplicação ao público em geral, para Android e iOS.

A aplicação foi desenvolvida por estudantes e professores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com a autarquia, e pretende "melhorar a qualidade de mobilidade entre os que residem e os que visitam a cidade de Viana do Castelo", explica o IPVC, através da criação de "uma plataforma de informação sobre os percursos mais acessíveis para percorrer o Centro Histórico da cidade".

 

 

No seu site, o IPVC explica que o projeto, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, "vai permitir que um segmento de pessoas com mobilidade condicionada possa aceder, através de percursos otimizados a diversos pontos da cidade, como locais culturais, unidades de saúde, entre outros".

De acordo com os criadores da aplicação, esta terá utilidade para todos os públicos que  visitem a cidade e precisem de orientação, "assim como por pessoas que fiquem com uma limitação temporária". A docente Sara Paiva explica que a app está suportada num Sistema de Informação Geográfica (mantido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo) que "possui a caracterização da adequabilidade de cada rua da cidade para os vários segmentos, a partir do qual é possível depois calcular o caminho mais otimizado da localização atual até um dado destino pretendido".

Para saber mais, clica aqui.