Num comunicado enviado ontem às redações, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) demonstrou o seu apoio às medidas implementadas de combate à pandemia de Covid-19. De acordo com o CCISP, que garante continuar a acompanhar a situação, existe "disponibilidade para implementar outras medidas, se a evolução pandémica o exigir".

Este conselho recorda que as medidas implementadas pelas Instituições Politécnicas, desde o início do ano letivo: uso obrigatório de máscara, diminuição do número de estudantes por sala, disponibilização de álcool-gel a todos os membros da comunidade, definição de distanciamento físico nas salas de aulas e definição de circuitos específicos. Os números recentes da Direção-Geral da Saúde são apontados como uma demonstração de que "as Instituições de Ensino Superior (IES) em geral, e os Politécnicos em particular, apresentam níveis de contágio mais reduzidos".


CCISP recorda as medidas implementadas desde o início do ano letivo: uso de máscara, diminuição de estudantes por sala, disponbilização de álcool-gel, distanciamento físico nas salas de aula e criação de circuitos.



Num momento em que a grande maioria das instituições de ensino superior se encontra prestes a iniciar o período de exames, o CCISP entende que "as atividades letivas se deverão manter até final do semestre", salvaguardando todas as regras sanitárias definidas pela Direção-Geral da Saúde e "as situações específicas de saúde pública dos docentes e estudantes, tal como se tem verificado até este momento".

O CCISP reitera ainda a disponibilidade para colaborar com o Ministério da Saúde nos rastreios epidemiológicos, com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social na realização de testes e apoio às IPPS e demais instituições sociais, para além da continuação de todas as atividades de responsabilidade social junto das comunidwdes locais.