O IPCA inaugurou na terça-feira, dia 10, a sua primeira residência de estudantes. A inauguração contou com a presença do Primeiro-Ministro António Costa e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
A residência “In Barcelos” está localizada a 200 metros do Campus, em Barcelos, e contou com o financiamento de cerca de 2 milhões de euros de verbas do Next Generation EU, através do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). As verbas destinaram-se “à aquisição do edifício, a sua adaptação e ampliação para responder às exigências de instalação e funcionamento da Residência de Estudantes, com capacidade para 62 camas”, avança o IPCA em comunicado.
O Primeiro-Ministro, durante a sua intervenção, lembrou que o IPCA era, até agora, “a única instituição de ensino superior sem residência universitária”. Para António Costa, este “investimento nas residências universitárias é absolutamente crucial, como é crucial continuarmos a investir na expansão, na oferta e na diversificação da oferta nas instituições de ensino superior”.
Durante a inauguração tiveram também a palavra a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o Presidente da Associação Académica do IPCA (AAIPCA), João Salazar.
Neste momento encontra-se em construção outra Residência de Estudantes, integrada no complexo B-Cric, que está a ser construído no Campus, em Barcelos, e que vai alargar a capacidade de alojamento estudantil para 195 camas.