“A Natureza é a melhor Sala de Aula” é o título do projeto promovido pelo CRE.Porto – uma rede composta por entidades públicas e privadas, coordenada pela Área Metropolitana do Porto e pela Universidade Católica Portuguesa (Porto). O objetivo, informa a Católica, em comunicado, passa por impulsionar a adoção da metodologia de ensino "Educação na Natureza" em Portugal.
O projeto arrancou em 2018/2019 e encontra-se atualmente na sua terceira edição, tendo, sublinha a mesma fonte, "desafiado os docentes de vários contextos educativos a levar os alunos para fora das salas de aula e a procurar na Natureza novas formas de ensino/aprendizagem". O âmbito de aplicação do projeto vai do pré-escolar até ao ensino secundário.
A edição 2020/2021 conta com a participação de 78 docentes de 43 escolas de 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, envolvendo mais de 1500 alunos em aulas na Natureza. A Escola Básica de Recarei (Paredes), o Instituto Nun’ Alvres (Santo Tirso), a Escola Secundária de Valongo são algumas das Escolas que integram este projeto.
A Católica destaca a aprendizagem fora da sala de aula e em pleno contacto com a Natureza como "uma metodologia em crescimento nas escolas, a nível mundial", sublinhando o facto de serem reconhecidos "benefícios para o desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças e dos jovens".