O Instituto Politécnico da Guarda – IPG venceu o primeiro lugar do Prémio José Manuel Alves, concurso promovido pelo Turismo Centro de Portugal que anualmente premeia os melhores projetos de empreendedorismo turístico. O IPG concorreu com o projeto “Taste Food Experience”, uma aplicação móvel que promove o turismo gastronómico na Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

“Estamos muito satisfeitos em ver o projeto ‘Taste Food Experience’ obter a melhor classificação do prestigiante Prémio José Manuel Alves”, afirma o presidente do IPG, Joaquim Brigas. “Este projeto irá articular o património gastronómico com o turismo, valorizando a região das Beiras e Serra da Estrela. Tem sido uma prioridade para o IPG criar iniciativas que valorizem os produtos endógenos e promovam a sustentabilidade do Interior, tornando a região mais competitiva”

A aplicação “Taste Food Experience” será um instrumento diferenciador de gestão, promoção e valorização da gastronomia regional da CIM-BSE. “A plataforma irá reunir toda a informação associada ao território e aos seus recursos endógenos”, explica o vice-presidente do IPG e coordenador do projeto, Manuel Salgado. 


Para além de informações sobre produtores, restaurantes, artesanato, experiências e empresas turísticas, a plataforma permitirá efetuar reservas de restaurantes e de atividades. Durante o processo de utilização da aplicação, o visitante poderá deixar as suas sugestões, classificar e comentar cada experiência reservada através da aplicação.

O projeto “Taste Food Experience” foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, através do Laboratório de Turismo e Hospitalidade. “A aplicação encontra-se na fase inicial de desenvolvimento, o próximo passo será apresentar o projeto à CIM-BSE para que possamos acelerar o seu desenvolvimento e passe a estar disponível para os turistas”, afirma Manuel Salgado.

O Prémio José Manuel Alves tem como objetivo apoiar projetos inovadores no setor do turismo, especificamente implementados na região Centro de Portugal. As avaliações foram feitas de acordo com os seguintes critérios: viabilidade económico-financeira, grau de inovação do projeto e contributo para o desenvolvimento do setor na região Centro de Portugal.

Para mais informações clica aqui.