Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Criada em 1979, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais inclui cursos nas áreas de Jornalismo e Comunicação, Educação, Turismo, Serviço Social, Animação Sociocultural ou Gerontologia.
No seu site, a ESECS descreve o ambiente que a caracteriza como sendo de grande proximidade, destacando a sua componente internacional.
Os seus estudantes podem dar forma à sua criatividade através de estruturas como os estúdios de televisão, fotografia e áudio, um laboratório pedagógico e um laboratório de ciências, bem como salas de artes e de cerâmica, entre outros.
Podes saber mais sobre a ESECS aqui.
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
As seis licenciaturas e cinco mestrados da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre caracterizam-se por uma grande diversidade. É possível encontrar formações em áreas como Marketing, Design, Comunicação, Engenharia Informática, Contabilidade ou Gestão, por exemplo.
No seu site, a escola destaca a qualidade das suas instalações que oferecem aos alunos “todas as condições” e incluem laboratórios especializados, meios informáticos, salas de aula audiovisuais e salas de trabalho equipadas, entre outros.
A ligação ao mercado de trabalho, através de estágios ou projetos aplicados, é também destacada como uma marca distintiva desta instituição.
Podes saber mais sobre a ESTG aqui.
Escola Superior de Saúde
Inicialmente denominada Escola de Enfermagem de Portalegre, a Escola Superior de Saúde foi inaugurada em novembro de 1972.
Atualmente, o seu âmbito é mais vasto, passando a integrar outras áreas da Saúde, para além da Enfermagem, incluindo formações ligados à Higiene Oral, à Gerontologia ou Proteção Civil, por exemplo.
Em 2019, a Escola Superior de Saúde mudou de instalações, ficando sediada no campus do Politécnico de Portalegre juntamente com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Podes saber mais sobre a ESS aqui.
Escola Superior Agrária
Localizada em Elvas, a ESAE situa-se num “espaço histórico privilegiado” – um Quartel do Trem do século XVII. É aqui que os estudantes realizam as suas atividades, em cursos de áreas como Agronomia, Equinicultura ou Enfermagem Veterinária.
A escola destaca o “saber-fazer e o contacto com a prática” como prioritários no seu ensino, contando com estruturas para esse efeito como os laboratórios de química agrícola, biologia vegetal, tecnologia alimentar, microbiologia e veterinária.
No mesmo sentido, vários protocolos e parcerias permitem ter contacto com a prática, realizando estágios ou atividades experimentais e de investigação.
Podes saber mais sobre a ESAE aqui.