O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), apresentou dia 17 de dezembro, em Leiria, o projeto ‘Skills4Digital’. O ‘Skills4Digital’ é um projeto direcionado a jovens e adultos “que desejem desenvolver ou reforçar as suas competências digitais” através de cursos gratuitos e que tem como objetivo chegar a, pelo menos, 1400 alunos até junho de 2026.
“Prevê-se a participação de cerca de 1.400 jovens e adultos nas 20 formações propostas, que estão organizadas em módulos curtos e acessíveis”, começa por explicar o presidente do IPLeiria, Carlos Rabadão. “Os cursos, que conferem entre um a três ECTS em formato de microcredenciais, são essencialmente práticos, respondendo às reais necessidades do mercado e das organizações, adaptados a públicos-alvo com formação de base não tecnológica”, continuou.
As 20 formações abordam temas como: a Cibersegurança; Data Science, Desenvolvimento Rápido de Aplicações de Software; Transformação Digital e Tecnologias Emergentes, entre outros.
Em comunicado, o IPLeiria salienta que o ‘Skills4Digital’ direciona-se “a qualquer pessoa a frequentar um curso de ensino superior ou aos diplomados de uma área não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática)”, bem como “a outros profissionais do mercado de trabalho”. O projeto visa o reforço de competências digitais para “uma transição digital mais sustentável, equitativa e inclusiva”.
O pró-presidente do IPLeiria e coordenador do projeto, Ricardo Martinho, deixou um desejo durante a apresentação para que o ‘Skills4Digital’ venha a ser "um teaser provocador da modernização da oferta formativa da instituição, acrescentando outros formatos de oferta de conhecimento à comunidade”.
Liderado pelo IPLeiria, o projeto faz parte de um consórcio com mais 13 parceiros, entre eles os municípios de Leiria, Pombal, Caldas da Rainha e Torres Vedras, a NERLEI, a Startup Leiria e outras empresas e instituições
Podes conhecer alguns dos cursos promovidos pelo ‘Skills4Digital’ aqui.