A Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Universidade de Lisboa (UL) assinaram ontem um Protocolo de Cooperação a iniciar-se em 2024 focado "nas áreas de Educação, Formação e Investigação". O objetivo deste protocolo é "reforçar a estratégia de sustentabilidade e a cadeia de gestão de embalagens junto da comunidade académica", pode-se ler na nota enviada pela SPV.

Com esta cooperação, pretende-se "melhorar o sistema de gestão de resíduos no ensino superior, de modo a sensibilizar a comunidade académica para o excesso de produção destes materiais e, consequentemente, melhorar a eficiência na utilização dos recursos, contribuindo para uma economia cada vez mais circular". A UL através desta colaboração quer "liderar pelo exemplo em matéria de sustentabilidade", transmitindo conhecimento sobre a "correta gestão de resíduos a toda a comunidade académica, através da educação e formação por meio de uma comunicação ativa e próxima".

O Protocolo de Cooperação prevê que em 2024 existam ações de promoção e iniciativas de formação "nas 18 escolas, serviços centrais e Serviços de Ação Social da ULisboa". Vão realizar-se workshops e formações temáticas com alunos e também está planeado o desenvolvimento de "um modelo de comunicação mais eficaz para o envolvimento da comunidade académica, materializado através de eventos dirigidos a toda a comunidade".

A CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais, vê esta parceria como "um passo fundamental para continuarmos a consciencializar toda a comunidade académica para a importância da reciclagem de embalagens e devida gestão de resíduos". "A aposta em ações de formação, campanhas de sensibilização, comunicação próxima e iniciativas inovadoras ligadas à reciclagem irá fornecer as ferramentas necessárias para a adoção de melhores práticas no meio universitário, criando, assim, um impacto positivo na cidadania ambiental. Acreditamos que o nosso contributo será crucial para a evolução da estratégia de sustentabilidade da Universidade de Lisboa, ajudando a torná-la numa referência nesta matéria”, acrescentou Ana Trigo Morais.

Para a UL, esta parceria vai dar continuidade "às suas políticas no âmbito da sustentabilidade, reforçando o seu posicionamento na adequada gestão dos resíduos produzidos pelas suas Escolas e/ou Serviços. O protocolo celebrado com a Sociedade Ponto Verde intensifica os esforços na sensibilização e capacitação de toda a comunidade académica, fortalecendo a responsabilidade individual para uma melhor gestão dos resíduos nos Campi da ULisboa”, afirma o Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira.