Para conseguir dar resposta ao problema do alojamento estudantil, a Universidade Nova de Lisboa (Nova) está a elaborar um projeto que pretende juntar pessoas que vivam sozinhas e têm quartos disponíveis a alunos que estejam à procura de casa a preços acessíveis.
O projeto “Quartos Acessíveis”, que deverá ser lançado no próximo ano letivo, pretende dar aos alunos deslocados da Nova, uma alternativa acessível de alojamento, além das residências universitárias.
Em parceria com os municípios de Almada, Cascais, Lisboa e Oeiras, e a Santa Casa da Misericórdia, a iniciativa pretende chegar junto das pessoas que vivem sozinhas e, se têm quartos disponíveis, estejam dispostas a partilhá-los com estudantes. Os arrendatários também poderão disponibilizar casas que estejam desocupadas, com o valor a ser negociado entre os estudantes e o proprietário tendo por base os valores máximos por concelho que se encontram determinados no Programa de Arrendamento Acessível.
Neste projeto a Nova irá criar e gerir as plataformas digitais – site e aplicação – do “Quartos Acessíveis”, com as autarquias e a Santa Casa da Misericórdia a prestar apoio na angariação de alojamentos.
A Universidade Nova de Lisboa tem, atualmente, cerca de 460 camas em residências universitárias.