Com uma oferta de cursos abrangente, que vai desde as Ciências Humanas e Sociais, as Ciências da Vida e Ambiente, as Ciências da Saúde e Desporto, as Engenharias e Tecnologias, as Ciências Agrárias e Veterinárias, mais de metade dos estudantes internacionais da UTAD encontram-se inscritos em mestrado e doutoramente. De acordo com o vice-reitor para a internacionalização Luís Ramos, os dados revelam que "73% destes estudantes optam por frequentar o 2.º e 3.º ciclos de estudos, o que demonstra a crescente atratividade dos programas doutorais e de mestrado oferecidos pela UTAD”. “Atualmente, temos mil estudantes internacionais, de 48 nacionalidades, a frequentar diferentes ciclos de estudo, o que confirma que a UTAD é um destino universitário cada vez mais global e inclusivo”, completou.
Prova disso é o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária que se encontra certificado pela European Association for Establishments of Veterinary Education, com a UTAD a ser uma referência internacional para outras instituições de ensino superior. Durante o primeiro semestre de cada ano letivo, a instituição recebe estudantes do Mestrado Internacional em “Sciences et Technologies de l’Agriculture, de l’Alimentation et de l’Environnement, que junta parceiros de vários países. No segundo semestre, a UTAD recebe estudantes do Mestrado Internacional em Análise de Performance Desportiva, resultante de um consórcio com a Universidade Otto von Guericke, em Magdeburgo, na Alemanha, e a Lithuanian Sports University, em Kaunas, na Lituânia.
No programa doutoral "Agrichains: Cadeias de Produção Agrícola: da mesa ao campo" está incluído um programa de mobilidade por quatro universidades parceiras: a UTAD, a Universidade do Minho (UM), a Universidade de Wageningen, nos Países Baixos, e a Universidade Politécnica de Valência, em Espanha. A UTAD também faz parte do projeto Universidade Sem Fronteiras (UNISF), que junta seis instituições públicas da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal (UTAD, Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade de Coruña e Universidade de Santiago de Compostela), que propõe ciclos de estudo conjuntos de pós-graduação
Outros cursos que podem ser frequentados na UTAD são o mestrado em "Desafios das Cidades" , os doutoramentos em "Ciências Sociais e Envelhecimento" e "Matemática e Aplicações". A UTAD tem também, em parceria com a Universidade Aberta, o mestrado em "Engenharia Informática e Tecnologia Web" e o doutoramento em "Ciência e Tecnologia Web".