A prática regular de atividade física é reconhecidamente benéfica para as saúdes física, cognitiva, psicológica e emocional de todos os praticantes. As escolas exercem um papel interventivo e com elevado potencial para influenciar os comportamentos dos jovens, o que os torna num grupo-alvo prioritário das políticas de promoção da saúde. Após a chegada à ESDRM e dadas as boas-vindas aos estudantes que integram a Academia, a manhã foi marcada por três atividades: um jogo de paintball, uma aula de circuito e uma atividade de Body&Mind e alongamentos.

No paintball, conduzido pelo professor Henrique Frazão, aprenderam-se as regras do jogo, enquanto o docente realçava a importância de nunca tirar a máscara. Já nas bases e prontas a começar o jogo, as equipas defrontaram-se em várias rondas. De marcador na mão e com astúcia nos movimentos, os jovens trabalharam nas suas competências de team building e coesão de equipa na atividade recreativa exterior. Henrique prevê ainda um dia “intenso e interessante, já que existe um esforço coletivo para que assim seja”.

IPSantarém 360º 2 02

A docente Fátima Ramalho foi a responsável pela atividade Body&Mind e alongamentos e reconhece o interesse dos participantes, apesar de ser uma aula cuja atenção é, geralmente, mais difícil de captar. Descrita como uma atividade calma, mas intensa, a professora evidencia a relação com a consciência corporal e o controlo de movimentos: “Em oposição às aulas super intensas que podem trazer algum stress emocional, esta representa um equilíbrio das energias. Todo o corpo e todas as alavancas têm uma participação ativa. Trabalham-se alternadamente os movimento e estabilidade articulares, para que o domínio do movimento seja conseguido em todas as posições corporais, criando novos desafios ao corpo”.

IPSantarém 360º 2 03
 

Já na aula de circuito, Vera Simões, professora e coordenadora da licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde, dividiu os alunos por 5 estações:  TRX, jump, step, bicicleta, fitball. Crê que se trata de uma atividade essencial na oferta da experiência “o que é trabalhar num ginásio?” e no âmbito da preocupação pela saúde e pelo bem-estar.

IPSantarém 360º 2 04

Terminadas as atividades matinais, foi hora de repor energias e seguir para a apresentação da oferta formativa da ESDRM. Falaram-se das cinco licenciaturas e do CTeSP disponíveis, bem como da vida académica que preenche a Escola. Henrique Frazão, docente cuja área de intervenção está relacionada com os desportos de natureza, garante: “Esta é, com toda a certeza, a Escola que mais qualidade tem naquilo que é um conjunto de produtos, ao nível das licenciaturas, dos mestrados e dos CTeSP. Tem uma visão prática bastante interessante, que vai ao encontro daquilo que o mercado de trabalho procura, somos inovadores e temos um corpo docente jovem que está a par daquilo que são as tendências dos mercados”.

IPSantarém 360º 2 05

Ainda que as competências científicas e técnicas sejam imprescindíveis, Vera Simões acredita que o mais importante é a alegria no trabalho; e é essa a mensagem que mais gosta de passar a todos os seus alunos: “Queremos, sobretudo, que os alunos desenvolvam competências relacionais, porque estamos a falar de desporto; e desporto é também funcionar com o outro. Aliás, eu costumo dizer que os alunos não são números, mas sim pessoas que têm os seus problemas e as suas motivações”.

A visita à ESDRM chegou ao fim, mas o Centro de Estágio e Formação Desportiva esperava pelos alunos, que exploraram as instalações daquele que é o espaço destinado ao treino de atletas de alta competição – segundo o responsável pela visita, trata-se de um "hotel para atletas”.

IPSantarém 360º 2 06

Amanhã esperam-se novas experiências, mas até lá, e como diria a professora Vera, “nunca se esqueçam de ser felizes!”.