A receção na Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém (ESGTS) foi feita por Cláudio Barradas, subdiretor desta escola, que afirmou que “é com muito gosto que vos acolhemos”. O propósito ficou claro desde o primeiro momento: “vocês vão ficar a conhecer a nossa escola”.
O primeiro passo, para abrir o apetite, foi então um “jogo dinâmico sobre gestão, em que só precisam do vosso telemóvel”, como explicou o professor José Carlos Nunes. A grande vencedora foi a participante Daniela Ramos, aluna do 11º ano, depois de terem todos respondido a questões como “o que é o Marketing?” ou “quem foi Rui Nabeiro?”.
Seguidamente, em quatro workshops diferentes, os nossos estudantes tiveram a oportunidade de contactar com as diferentes áreas de estudo presentes na ESGTS.
Com o sugestivo título de “Seis chapéus do pensamento”, o professor José Figueiredo apresentou esta técnica, que tem particular utilidade para analisar tomadas de decisão tendo em consideração diferentes pontos de vista. O objetivo da sessão passou por colocar um problema aos alunos, que tiveram de o resolver utilizando esta técnica.
Procurando levar cada grupo numa “Viagem ao mundo da programação”, o professor Jorge Constantino ajudou a responder à pergunta “como se constrói um programa de computador?”, utilizando a metáfora de um encontro amoroso. Lançou ainda um desafio: “Já vimos que as máquinas aprendem com os humanos. Mas será que os humanos conseguem aprender com as máquinas?”, para, de seguida, convidar dois participantes a aprender uma coreografia com um robot.
Cláudio Barradas, por sua vez, acolhendo os estudantes numa sala devidamente equipada, ajudou cada grupo a trabalhar com elementos multimédia, com ênfase especial no desenvolvimento de aplicações multimédia e com especial foco em jogos digitais para a Web. Afinal de contas, a brincar também se aprende, e muito.
Por fim, para falar de negócios internacionais e contabilidade, a melhor forma é sempre a jogar, pelo que o desafio foi um Kahoot competitivo e um Jogo da Glória da Contabilidade. Os professores Pedro Oliveira e Agostinho Pereira foram ajudando a compreender os diferentes conceitos relevantes e a esclarecer dúvidas sobre estes temas.
Em jeito de conclusão, José Carlos Nunes e Cláudio Barradas tiveram ainda a oportunidade de apresentar a oferta formativa da ESGTS, deixando uma importante mensagem: “não deixem de estudar”.
A visita destes 50 jovens, oriundos um pouco de todos os cantos de Portugal Continental, ao Politécnico de Santarém termina assim, completando esta volta de 360º por esta instituição de ensino superior.
Na opinião de Raquel Marques, oriunda de Pombal, o que leva são “as fortes amizades e as novas experiências”. Daniel Almeida, aluno do 12º ano, referiu que aprendeu muito sobre temas que praticamente desconhecia. Não quer dizer necessariamente que vá escolher aquela área de estudos, “mas passei a considerar mais interessante”.