O Challenger

 

 

À chegada à ESDRM, e após breve apresentação da Escola, coordenado por Andreia Sampaio e Carlos Silvério, o grupo foi dividido em 10 pequenos grupos, para uma competição, o "Challenger ESDRM"! Cada grupo tinha um percurso a fazer, aleatório, dentro e fora da escola, que dava a conhecer diversas valências desportivas da cidade e nas quais tinham de cumprir tarefas específicas, em equipa, ou responder a algumas perguntas sobre a escola. Cada estação atribuía pontos e no final a equipa com mais pontos venceria.

 

Ponto a ponto

 

canoagem 3

 

Junto da Associação de Estudantes, as professoras Fátima Ramalho e Liliana Ramos, tinham preparada um exercício de fitness e as equipas que por lá passaram tiveram de esforçar para acompanhar o ritmo imposto. Já no campo de futebol, puderam pisar a relva e testar a pontaria com bola e baliza, sob a orientação do professor Nuno Coito e do aluno Gonçalo Roques. No parque junto das piscinas esperava-nos um percurso de arborismo em que destreza de movimentos foi crucial para a conclusão. Aqui, o professor Miguel Silva e o aluno Carlos Massas ajudaram todos a concluir o percurso.

Por fim, na Lagoa do Areeiro, duas tarefas aquáticas: SUP e canoagem. Na magnífica paisagem daquela lagoa, o professor Henrique Frazão ia dando as dicas necessárias para que os participantes se equilibrassem na prancha de SUP e cumprissem o percurso determinado. Já na canoagem, foram os professores Kevin Santos e Vítor Milheiro que ensinavam a manobrar as canoas para que os participantes conseguissem passar entre as duas bóias colocadas estrategicamente mais no centro da lagoa.

 

A lagarta e o aqueduto, uma história com final feliz

 

lagarta

 

Cumpridas as tarefas, respondidas as perguntas nos pontos intermédios, foi tempo de retemperar forças com o almoço, preparando a derradeira tarefa que permitia ter acesso aos resultados da manhã desportiva. Para saberem as pontuações, os participantes tiveram de trabalhar em equipa para primeiro construir uma lagarta e com ela concluir um trajeto, que no fim tinha uma corda de sisal, que era determinante para a conclusão da tarefa.

Após todos cumprirem este trajeto, os pequenos grupos tiveram de se unir numa só equipa, com o propósito de construir um aqueduto, que levaria água até um balde, onde uma bóia escondi a folha com os resultados. Assim que a bóia flutuasse para fora do balde, os resultados seriam conhecidos.

Mais uma tarefa concluída com êxito e esta permitiu saber que a equipa "Six Squad" foi a grande vencedora deste desafio, com os mesmos pontos da segunda classificada, mas com o percurso concluído em menos tempo.

Para finalizar este dia tão ativo, nada melhor do que uma ida às piscinas de Rio Maior, onde pudemos refrescar com os belos mergulhos. Amanhã o dia é dedicado à saúde e passado na Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Santarém.