Recebidos pela diretora da escola, professora Margarida Oliveira, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a oferta formativa da instituição, os seus projetos e atividades.
Gomas, abelhas e pregos na relva
Das três atividades planeadas pela ESAS, uma delas decorreu em sala: Análise sensorial.
Aqui os participantes foram desafiados a adivinhar os sabores e aromas de diferentes alimentos, entre eles gomas, plantas aromáticas, especiarias, testando os cinco sentidos.
As professoras Helena Mira e Ana Ribeiro, responsáveis por esta atividade ensinaram que "Quando provamos um alimento, primeiro usamos a visão, depois o olfato e só por fim o paladar" e que "o conjunto dessas sensações forma a nossa opinião sobre o alimento".
No campo, junto à vinha, o desafio era grande. Tirar as abelhas da colmeia. Devidamente equipados, os participantes não tiveram receio de chegar junto da colmeia após a professora Carla Souza a fumegar, retirando um favo para o observar.
Por fim, num dos relvados da ESAS, os professores André Ventura e Rosa Coelho dinamizaram uma atividade de agricultura de precisão. Usando equipamento tecnológico de medição e orientação, os participantes simularam uma plantação de precisão, espetando pregos com fitas vermelhas nos locais exatos determinados pela medição. No final, com cada aluno junto a um dos pregos espetados, pode-se ver a palavra ESAS formada.
Após o almoço, a Associação de Estudantes da ESAS organizou um peddy paper que permitiu conhecer outros cantos desta escola.
O dia terminou no Complexo Aquático Municipal de Santarém, onde os escorregas aquáticos e a piscina de ondas serviram para descomprimir.
Amanhã a Academia IPSantarém 360º chega ao fim, com uma manhã de atividades programada para a Escola Superior de Gestão e Tecnologia.