Os dias passam a correr quando nos estamos a divertir e a semana IPVC Summer Week não foi exceção. Após recarregarem as baterias com o pequeno-almoço, seguiram para a Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) para praticarem alguns desportos aquáticos como canoagem e rafting.
Apesar da longa viagem, os estudantes estavam animados e isso sentiu-se na atmosfera do autocarro onde viajavam. Durante o percurso enquanto se ouvia Áurea e Tribalistas, cantava-se e ria-se. Apesar da chuva, a emoção e a energia era grande.
Após terem chegado a Monção, os participantes começaram-se a equipar, mas antes de entrar no lago, aprenderam algumas noções base sobre a canoagem e precauções. Anselmo Calvas, aluno do mestrado de Desporto Natureza da ESDL explicou algumas normas de segurança como: usar cinto de segurança que se encontrava dentro da embarcação. Falou-se ainda de conceitos de comando, nomeadamente o que é uma sincronizadora: pessoa que vai à frente na embarcação a comandar as outras. A sincronizadora é responsável por indicar a direção e o ritmo da remada.
A canoagem e o rafting ocuparam um lugar especial no coração dos alunos devido à dinâmica de grupo. O maior desafio que estes desportos apresentam não é apenas a coordenação, mas também o trabalho de equipa, onde a chave do sucesso é a equipa estar em sintonia.
Bruna Henriques, uma das participantes desta academia, disse que “gostei, já tinha feito algo parecido, mas foi divertido. Acho que toda a gente estava a colaborar mais uns com os outros, foi um excelente exemplo de trabalho de equipa”. Laura Teixeira também repetiria a experiência: “Andei na canoa, gostei muito… já tinha feito canoagem há muitos anos atrás, já não me lembrava muito bem como era, mas é sobretudo um trabalho de equipa”, acrescentando que “não estava à espera de conseguir fazer canoagem quando me inscrevi na academia”.
Antes do almoço, houve ainda tempo para os participantes gravarem o seu testemunho e as amizades revelaram-se o tema central desta aventura. Matilde Nunes referiu que “esta semana está a ser genial, superou as minhas expetativas”, acrescentando que “conheci pessoas que acho que vou levar para a vida”.
Luísa Santos confessou que esta experiência revelou ser algo completamente novo: “conheci pessoas novas, também cresci muito ao conviver com novas pessoas e conhecer novos lugares… Mesmo sendo daqui de Viana há muitos sítios que ainda não visitei”. Luísa acrescentou que se sente entusiasmada pela atividade de amanhã, o surf: “porque eu adoro desportos aquáticos, portanto também gostei muito da canoagem”.
Para alcançar as estrelas, basta saltar
Depois de recuperarem a energia, chegou a hora de exercitar um pouco com uma aula de fitness. Os estudantes realizaram vários tipos de exercícios desde saltos laterais até à corrida, passando ainda pelo futebol e pelo salto em altura. O segredo? Nunca desistir e acreditar em si próprio.
Estiveram todos à altura do desafio. Lucas Tilliet, mostrou que conseguia «voar» ao experimentar o salto em altura, no entanto diz que não quer seguir esta área: "acho que vou seguir comércio marítimo, ou turismo marítimo".
No final do dia, contou-se com a presença da Vice-Presidente do IPVC, Ana Paula Vale, que agradeceu o empenho dos estudantes nas várias atividades desta semana. A Vice-Presidente disse "espero que tenham aproveitado bem esta semana. Escolher é sempre difícil e nunca sabemos se aquela é a melhor opção, mas isso a vida vai-nos ensinando". Salientou ainda que "o mundo hoje evoluí com uma velocidade que temos de nos adaptar continuamente".
As memórias que ficam
Antes de se despedirem da Academia IPVC Summer Week, ainda houve tempo para os participantes se fazerem ao mar e experimentar o bodyboard na escola «Surf Clube de Viana», na praia do Cabedelo. Esta escola, fundada em 1989 na freguesia de Darque, abrange um público muito variado, onde estão incluídas pessoas com mobilidade reduzida e seniores.
A Academia IPVC Summer Week chegou ao fim e as memórias e amizades que os estudantes levam desta experiência são únicas. Para Mariana Rodrigues, este dia revelou-se surpreendente: "achei esta experiência super divertida e acho que foi muito bom termos deixado esta atividade para último, foi a melhor para acabar a semana em grande", acrescentando que repetiria a experiência.
Não foram só as atividades que marcaram esta semana, mas também o espírito de equipa e os laços de amizade que se criaram. Os estudantes regressam agora a casa enriquecidos com todas as experiências que marcaram esta fantástica semana, levando consigo memórias únicas.