Cedo os primeiros participantes começaram a chegar para a Sessão de Abertura que contou a participação do Secretário de Estado do Emprego Octávio de Oliveira, o vice-presidente do IPLeiria João Paulo Marques, o diretor geral da Forum Estudante Rui Marques e o vereador da Câmara Municipal de Leiria Gonçalo Lopes. Os elementos elogiaram a iniciativa e referiram as dificuldades ligadas à procura do primeiro emprego no atual contexto de crise, deixando aos participantes uma mensagem de força e esperança para o futuro.

Vítor Moura Pinheiro, em representação do IEFP, veio apresentar o Programa Impulso Jovem e as medidas promotoras de emprego a ele associadas. O primeiro painel “Esperanças para o Emprego Jovem: que apoios? Que novos mercados? Que novas profissões” contou ainda com a intervenção de Ana Loya e Teresa Lima. A primeira, CEO da Ray Human Capital, incentivou os participantes a não desistirem dos seus sonhos e projetos e a estarem sempre disponíveis para novas oportunidades, realçando a importância do trabalho para alcançar os objetivos. Teresa Lima, directora da Unidade de Planeamento e Inovação na Informa D&B, apresentou um estudo sobre o crescimento e nascimento do setor empresarial em Portugal, no período 2007 – 2011, sublinhando a forte presença da indústria na região leiriense.

Para terminar a manhã em beleza, quatro ex-alunos do IPLeiria partilharam com a plateia o seu percurso académico e profissional, em diferentes áreas e os vários obstáculos que, com sucesso, conseguiram ultrapassar.

Otília Gonçalves, estudante de Marketing na ESTG Leiria, disse à Forum “Foi interessante e importante terem partilhado o contacto com antigos alunos”.

{module IV Conferência Nacional Primeiro Emprego}

Ao início da tarde, decorreram três workshops em simultâneo. “CV – o emprego começa aqui” foi dinamizado por Catarina Oliveira, do Centro Nacional Europass, que explicou aos participantes as vantagens deste modelo de currículo e mostrou, passo a passo, como preenchê-lo e os documentos de apoio disponíveis.

Charlotte Lowe, da EF- Education First, animou o workshop “Mobilidade e Globalização – as competências linguísticas”. Para além de falar da importância das línguas estrangeiras, Charlotte deu algumas dicas sobre métodos e ferramentas de aprendizagem de idiomas estrangeiros.

A Cooperativa António Sérgio para a Comunicação Social, representada por Teresa Lucas, veio falar sobre “Empreendedorismo Social: uma escolha com futuro”. Ao mostrar vários exemplos práticos, Teresa Lucas explicou o conceito e sublinhou as suas potencialidades.

IV conf primeiro emprego 3

Para encerrar esta 4ª Conferência Nacional Primeiro Emprego, quatro representantes de empresas de áreas distintas, falaram sobre o que as entidades procuram quando estão a recrutar funcionários. O presidente da Associação Empresarial da Região de Leiria Jorge Santos, a presidente da Associação Industrial da Região do Oeste, Ana Maria Pacheco e as diretoras de Recursos Humanos dos grupos InCentea e Lena, falaram sobre a importância das línguas, o cuidado com a apresentação quer presencial quer nas redes sociais e as competências que cada um valoriza na sua empresa.

“Foi interessante, é bom saber o que as empresas procuram uma vez que sou finalista e no próximo ano vou estar à procura do primeiro emprego”, disse à Forum Vera Ferreira, finalista do curso de Gestão Turística e Hoteleira no IPLeiria.

{module Pub}