Setembro de 2021 a Janeiro de 2022

Passo #1: Inscrições

Para participar, deves criar uma equipa e escolher um dos 14 casos propostos para julgamento. Depois, chega a altura de atribuindo as diversas personagens – vítimas, acusados, advogados ou testemunhas. Apenas o papel de juiz não será atribuído, uma vez que será desempenhado por um juiz verdadeiro. As inscrições estão abertas até janeiro de 2022.

 

5 razões para participares no Justiça para Tod@s


Ao longo dos anos, milhares de estudantes já participaram Justiça Para Tod@s, uma iniciativa da Forum Estudante em parceria com a Abreu Advogados. Com o objetivo de promover os valores democráticos através da educação para a Justiça e para os Direitos Humanos, este projeto está de volta em 2021 e quer chegar a todos os alunos a nível nacional. Fica a conhecer algumas das razões pelas quais te deves inscrever.


 

 

Dezembro de 2021 a Fevereiro de 2022

Passo #2: Encontra um advogado-tutor

Dentro da tua comunidade, poderás encontrar um advogado-tutor que se disponibilize a acompanhar o grupo de trabalho, como um encarregado de educação que exerça advocacia. Contudo, esta pessoa não terá de ser um advogado, podendo tratar-se, por exemplo, de um aluno finalista de Direito, um antigo estudante nesta área. No caso de existir dificuldade em encontrar um advogado-tutor, a organização do programa procurará encontrar uma solução.

 


A Forum Estudante e a Abreu Advogados dinamizam mais uma edição do projeto Justiça para Tod@s. Depois de escolher um dos 14 casos propostos para julgamento, a tua turma pode encarnar as diversas personagens – vítimas, acusados, advogados ou testemunhas – para conhecer por dentro o sistema judicial.


 

 

 

Dezembro de 2021 a Fevereiro de 2022

Passo #3: Contacta o Tribunal de Comarca

Segue-se o contacto com o Tribunal de Comarca da área, com o objetivo de encontrar um juiz disponível para participar na simulação (que dará a sua sentença e explicará todos os passos envolvidos), bem como as datas e horas disponíveis para a realizar. Em justicaparatodos.net, podes encontrar um mapa atualizado de Comarcas. Depois, será a altura de definir a equipa de estudantes e professor que participará na simulação.

 

 

Fevereiro de 2022 a março 2022

Passo #4: Prepara a simulação

Durante fevereiro e março de 2022, as equipas participantes preparam o caso que irá a tribunal e ensaiam o julgamento final. Durante este período, é possível contactar a Forum Estudante para o esclarecimento de eventuais dúvidas e obtenção de informação sobre o que se encontra a ser efetuado.

 

Março de 2022 a abril de 2022

Passo #5: Leva a tua turma a tribunal

Durante os meses de março e abril, as equipas participantes na edição de 2021/2022 do programa Justiça para Tod@s levam a cabo a simulação de julgamento, que será acompanhada de todas as explicações por parte do juiz da Comarca. Durante o julgamento, vários estudantes vão desempenhar os restantes papéis como advogado de acusação e defesa, réu ou testemunha.