Depois de conhecer o Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRSP) do Politécnico de Leiria, o estudante do ensino secundário Rodrigo Costa, de 17 anos, revelou à FORUM ter ficado impressionado com o impacto da investigação científica no quotidiano. “Através destas atividades, foi possível ver como a Ciência pode ajudar as pessoas  no seu dia a dia”, contou, acrescentando que está a avaliar a possibilidade de vir a construir uma carreira como cientista. “Ainda não decidi a área que pretendo estudar no ensino superior, mas consigo imaginar-me como investigador em Biologia”, explica.

  MG 5566

 MG 5563

 

A seu lado, o participante Daniel Almeida, de 17 anos, também vê na carreira de investigação uma opção interessante. “Deve ser bom sentir que estás a contribuir para o avanço da Ciência”, salienta o estudante do ensino secundário, que revela ter ficado sobretudo impressionado com as “diferentes aplicações da tecnologia de impressão 3D em áreas como a Saúde”.

A visita ao CDRSP foi integrada no programa de atividades do terceiro dia da Leiria-In – Academia da Indústria. Durante a tarde de hoje, os cinquenta participantes puderam conhecer os vários laboratórios que integram esta estrutura. Ao longo dos corredores e salas que compõem o edifício do CDRSP, inaugurado em 2016, é possível encontrar tecnologia topo de gama, colocada ao serviço da indústria e da sociedade. Se numa sala encontramos as técnicas mais avançadas de modelação 3D, na próxima encontramos uma oficina dedicada à impressão de próteses únicas que poderão fazer a diferença na vida de milhões de pessoas.

 

  MG 5590

 MG 5617

 

“O objetivo passou por partilhar com os estudantes o trabalho que realizamos”, explicou à FORUM a investigadora Sara Biscaia. Através de colaboração com empresas, instituições de ensino superior e centros de investigação, o CDRSP procura desenvolver novos produtos, processos e materiais, com um foco especial na sustentabilidade e na impressão 3D.

Através do contacto com estas novas soluções, realçou Sara Biscaia, poderá ser possível mostrar aos participantes da Leiria-In a forma como a Ciência é benéfica para a indústria, para a sociedade e para o mundo em geral.

 MG 5632 

Por dentro da vida de um empresário

O terceiro dia da Leiria-In começou com a divisão dos participantes em pequenos grupos, de forma a realizar a atividade “Uma manhã com um empresário”. No total, 10 empresas da região de Leiria foram visitadas – InCentea, AOC, Plasgal, Poço, Est, PRF, Martos, Tecfil, Arfai e Bollinghaus. Ao longo da manhã, foi possível conhecer o funcionamento de empresas de várias áreas de atividade, sabendo ainda mais sobre a sua história e forma de atuação.

  MG 5538

 MG 5509

 

“Este contacto dos jovens com a indústria é muito importante”, disse à FORUM o Presidente do Conselho de Administração da Est, Mário Rodrigues. “Há uma frase em destaque no nosso edifício: ´quando todos querem tudo é possível´. É essa mensagem que tentámos passar aos estudantes – saibam o que pretendem para o futuro e não tenham receio de avançar”, afirmou.

O programa de hoje da Leiria-In incluiu ainda uma sessão de esclarecimento sobre acesso ao ensino superior promovida pelo Politécnico de Leiria. Depois de jantar, haverá ainda possibilidade de fazer exercício, participando no Brisas do Lis Night Run, que podes acompanhar através das redes sociais da Forum Estudante. A Leiria-In continua amanhã, quinta-feira, estando marcada uma viagem até Peniche e às Caldas da Rainha, para conhecer, respetivamente, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e a Escola Superior de Artes e Design (ESAD).

 

 MG 5588