Um total de 9 empresas de moldes abriram hoje as portas aos 50 estudantes do ensino secundário e profissional que participam na Leiria-In. DRT Group, Moliporex, Ribermold, TJ Moldes, Moldes RP, Planimolde, Aníbal H. Abrantes, Moldoeste e Socem foram as empresas da Marinha Grande que, ao longo da manhã, mostraram aos estudantes o seu funcionamento, dando a conhecer várias soluções tecnológicas de topo aplicadas à indústria. 

 

1 empresas moldesRP 3

 

Esta atividade permitiu ainda conhecer a forma de organização de uma empresa, contactando diretamente com várias profissões e respetivos profissionais, de forma a conhecer novas saídas profissionais e opções de futuro. Depois das visitas, o almoço foi em modo picnic no Parque de Merendas da Portela. 

À tarde, o foco este no património histórico e artístico da Marinha Grande, com visitas ao Museu do Vidro, no antigo Palácio Stephens, e ao Museu Joaquim Correia, que consagra a obra do escultor natural da Marinha Grande. Inaugurado em 1997, este museu está instalado no Palácio dos Barosas, tendo sido "recuperado e adaptado para receber o valioso espólio artístico do escultor", explica a Câmara Municipal da Marinha Grande, no seu site. 

 

2 museu vidro 1

 

O final da tarde trouxe aos participantes a oportunidade de experimentar atividades de desporto inclusivo na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESCE) do Politécnico de Leiria. Os participantes começaram por simular a limitação de mobilidade, com o uso de cadeira de rodas, tendo depois experimentado a modalidade "GoBall" criada para pessoas com deficiência visual, explicou o professor Miguel Jacinto.

 

4 ESECS 3

 

Esta atividade incluiu ainda a oportunidade de experimentar outros jogos como um jogo do galo adapatado para pessoas com dificuldade intelectual e cognitiva, bem como o jogo de boscia e de voleibol sentado, criados para pessoas com deficiência motora ou baixa mobilidade, respetivamente. 

A Leiria-In continua amanhã, começando com a atividade "Manhã com um Empresário".