O Politécnico de Leiria dispõe de cinco escolas, duas delas fora da cidade de Leiria. Foram essas mesmo o palco do quarto dia do Leiria-In. Divididos por dois grupos, os 24 estudantes viajaram para as duas escolas, uns passando a parte da manhã nas Caldas da Rainha e outros em Peniche, trocando depois do almoço nas cantinas da respetiva escola.

O primeiro grupo a chegar à ESAD.CR (Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha) foi recebido por Andreia Sil, do Gabinete de Comunicação e Eventos, que os guiou até às oficinas onde iriam passar o resto da manhã.

Numa altura em que a tecnologia está em todo o lado e constantemente no dia-a-dia de cada um, as atividades desenvolvidas nas oficinas da ESAD.CR foram um desafio à criatividade e a oportunidade de colocar as “mãos na massa”, não estivesse a escola situada naquele que é considerado um dos principais centros cerâmicos do país e de onde nasceram peças tão conhecidas como a figura popular “Zé Povinho” e a coleção dos pratos em forma de couve de Rafael Bordalo Pinheiro.

Na oficina de cerâmica, os estudantes foram recebidos pela formadora Rita Frutuoso, antiga aluna da escola, e puderam participar num workshop de gesso e cerâmica. O desafio proposto passou pela criação de duas peças com os materiais em questão, cada um a seu gosto, aprendendo algumas das técnicas básicas desta arte.

 

Leiria In 4 Foto2

 

Mais à frente no mesmo corredor, outro grupo de estudantes realizava um workshop de serigrafia e gravura, conduzido pela formadora Vera Gonçalves. O objetivo era elaborar uma composição sobre uma imagem da cidade de Leiria, aprendendo e utilizando as práticas e técnicas de impressão serigráfica manual.

Se as artes ainda não tinham surgido como um possível caminho profissional a seguir, para alguns esta atividade foi uma chamada de atenção para a sua vocação. E o entusiasmo foi notável: “gostei mesmo muito”, comentou a estudante Teresa Santos, agradecendo à formadora a experiência. 

No final das duas atividades, os participantes puderam levar para casa as suas criações como recordação do workshop e também da academia Leiria-In.


Leiria In 4 Foto3

Na cidade mais ocidental da Europa, Peniche, também conhecida como a Capital da Onda, os estudantes estiveram em contacto com o culto do mar. Realizou-se uma visita à Omnifish e ao CETEMARES.

Na primeira paragem, descobriram como é organizado e como se desenrola todo o processo de distribuição de peixe. Começando pela descarga, passando pela confirmação do estado do pescado e pelo armazenamento nas câmaras frigoríficas, até chegar à etapa de embalamento e distribuição para as grandes superfícies.

Foi de notar o especial interesse e consciência dos jovens participantes pela questão da sustentabilidade e desperdício alimentar. “Não há muito peixe que é desperdiçado? Não há maneira de aproveitar esse peixe?”, questionou Camila Pereira.

Apesar dos vários esforços levados a cabo pela Omnifish, a realidade desta indústria é que o desperdício é significativo, pois nem todos os clientes (grandes superfícies e restauração) aceitam peixe que esteja com algum tipo de “defeito”. Carina Fonseca, representante da empresa, explicou que “tentamos reduzir ao máximo [o desperdício]. Estamos com um projeto para ter um maior aproveitamento de salmão. Há máquinas para fazer hambúrgueres, almôndegas...”.

No CETEMARES, centro de investigação científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação em ecossistemas aquáticos, foi possível conhecer as instalações e alguns projetos a serem desenvolvidos na área alimentar, nomeadamente com a intenção de “introduzir na alimentação algo que não costumamos consumir. Ao comer uma cavala não comemos carapau ou sardinha, que são espécies que estão saturadas”, explicou Carmen Elias, investigadora do centro.

Leiria In 4 Foto4
Leiria In 4 Foto5
Para terminar o dia, houve tempo para uma noite de serenatas. Três tunas do IPLeiria - Trovantina, Instituna e Tum’Acanénica - de vozes afinadas e trajes vestidos, certificaram-se que o espírito académico foi conhecido pelos 24 participantes da academia Leiria-In.

Leiria In 4 Foto6

A Academia Leiria-In 2021 realiza-se até dia 9 de julho. Todos os dias será publicado um artigo de reportagem sobre as atividades do dia.