Sem água, não podemos viver. Esta é importante para manter a temperatura corporal, facilita a absorção e melhora o funcionamento dos nossos intestinos. Ajuda ainda no transporte de resíduos dos nossos pulmões, principalmente quando estamos com gripe. Em suma, a água é essencial para manter um bom estado de saúde. Portanto, uma boa hidratação pode ajudar-te a prevenir várias doenças, entre as quais do coração e rins.

Muitas vezes surge a questão: “se acompanhar a minha refeição com água, engordo?”. O conceito “engordar” implica o aumento da massa gorda. Assim, respondendo à questão, a água (seja da rede pública ou engarrafada) não é uma fonte de calorias. Por isso, não faz engordar.
 
 

pratik gupta wwsekztDsJI unsplash


Um estudo verificou que as pessoas que comem devagar e que bebem mais água durante as refeições têm um aporte energético inferior comparativamente aquelas que comem rápido e que acabam por não beber nada durante a refeição. Isto acontece, possivelmente, devido à sensação de saciedade criada pela água quando esta enche o estomago, o que resulta num menor consumo alimentar.

Já beber outros líquidos com alguma percentagem de água, como os sumos, os refrigerantes ou outras bebidas açucaradas, pode provocar o aumento do peso. Se gostas de beber sumos ao almoço ou ao jantar, opta pelos naturais: contêm apenas o açúcar da fruta, logo, são mais saudáveis, e podem ser feitos facilmente em casa.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

?Se fizer sentido, salve este post para quando estiver a planear as suas compras saber quais são os hortícolas desta época ? * Alison Karina de Jesus 2874N ?Nutricionista materno-infantil ??Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ?www.nutricionalmentebem.com

Uma publicação compartilhada por Nutri Alison Karina de Jesus (@nutricionalmentebem) em


 
É de realçar que as bebidas açucaradas por serem líquidas têm um menor efeito saciante comparativamente aos alimentos sólidos açucarados: isto porque o açúcar na sua forma líquida é mais rapidamente digerido e absorvido em relação ao açúcar presente nos alimentos sólidos.

Portanto, come calmamente e faz as escolhas mais saudáveis no que diz respeito ao que vais beber durante as refeições. Quando ouvires que beber água às refeições engorda, já sabes que não passa de mais um mito popular.

Alison Karina de Jesus é nutricionista, formada pela FCNAUP. Em dezembro de 2019, apresentou o livro infantil "Mara a Menina de Boca Doce". É ainda autora do site "Nutricionalmente Bem".

agua,refeiçoes,engorda