O aumento do número de pessoas a trabalhar ou estudar em casa leva a que o número de horas que passam sentadas também aumente significativamente, levando a um estilo de vida mais sedentário. Contrariar os efeitos de estar sentado é essencial para uma boa qualidade de vida.

 

kari shea qa1wvrlWCio unsplash

 

Contudo, o que a maior parte das pessoas não sabe, é que ficar sentado durante muito tempo pode também levar a várias doenças crónicas e até a uma esperança de vida mais curta por “atividade física insuficiente”, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Deixamos-te algumas técnicas para implementares na rotina diária que ajudam a contrariar os efeitos de ficar sentado por muito tempo:


#1 Agachamentos

Fazer agachamentos, ou mesmo ajoelhar, são ótimas maneiras de neutralizar os efeitos de ficar sentado por longas horas. Estas posições fazem o sangue fluir e fortalecem os músculos lombares.


#2 Trabalhar de pé

Se trabalhas num escritório, sugere as reuniões de pé e usa as escadas em vez do elevador sempre que possível. Se, por outro lado, trabalhas em casa, opta por te sentares numa bola de exercícios em vez de uma cadeira ou por uma mesa para trabalhar de pé.


#3 Alongamentos

Para aliviar a tensão, prevenir a perda muscular e melhorar a amplitude de movimento, os fisioterapeutas aconselham fazer alongamentos, como rotações do pescoço, encolher os ombros, rotação do tronco e alongamento lateral. Tenta alongar uma a quatro vezes por dia, sendo que podes alongar, inclusivamente, à secretária.

 

pexels photo 878151

 


#4 Dieta equilibrada

Passar horas sentado também pode deixar o metabolismo mais lento, tendo como resultado o aumento de peso e, em casos mais extremos, a obesidade. Para amenizar os efeitos, evita ingerir alimentos demasiado calóricos ou mesmo comer enquanto trabalhas. Fazer pequenos intervalos para as refeições incentiva também a mudança de posição e a contrariar os efeitos de estar sentado.


#5 Exercício físico

Quando estamos sentados, os vasos sanguíneos ficam comprimidos, dificultando a circulação e comprometendo a oxigenação dos órgãos. A má circulação também dificulta o transporte de nutrientes e de hormonas. Para prevenir estes problemas, pratica exercício físico com regularidade e faz breves caminhadas durante o dia.

 

desporto 2


#6 10 000 passos diários

Segundo especialistas, este é o número indicado de passos diários que todas as pessoas deveriam fazer, e que esta simples medida permite melhorar a nossa saúde de forma significativa. Atualmente, há aplicações disponíveis para telemóveis ou relógios inteligentes que fazem a contagem dos passos.


#7 “30 a cada 30”

Segundo a fisioterapeuta Leslie Waltke, uma dica essencial para contrabalançar os efeitos do trabalho sentado é a regra “30 a cada 30”. Esta regra aconselha as pessoas a levantarem-se pelo menos 30 segundos a cada 30 minutos, obrigando o corpo a mudar de posição com frequência e contrariar os efeitos de estar sentado.